quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Homens que marcaram a História do Paraná

Candido Lopes e Roberto Requião.
Homens que marcam a história do Paraná.
São parentes diretos.

Quem tem uma mínima leitura da História do Paraná sabe a importância que teve para a Província do Paraná a personalidade de Candido Martins Lopes. Carioca de Niterói, convidado pelo primeiro presidente da província Zacarias de Góis de Vasconcelos para fundar o primeiro jornal do Paraná emancipado de São Paulo: “O Dezenove de Dezembro”, homenageando no nome, a data da emancipação política da Província do Paraná, cujo primeiro número fez publicar em 1 de abril de 1854. Candido é o patrono da Cadeira número dois da Academia Paranaense de Letras e foi chefe de Policia do Município de Curitiba.
Candido Lopes casou-se com Gertrudes da Silva Lopes em 14 de Maio de 1836, ela nascida no Rio de Janeiro em 25 de Abril de 1822 e falecida em Curitiba em 11 de Outubro de 1881. Candido e Gertrudes são trisavôs do governador Requião.

Tiveram dez filhos:
(Um) Maria Cândida da Silva Lopes;
(Dois) Cândida da Silva Lopes;
(Três) Guilhermina da Silva Lopes;
(Quatro) Gertrudes da Silva Lopes (homônima de sua mãe) que se casou com Luiz Antonio Requião, (são os bisavós do Governador Requião);
(Cinco) Constancia da Silva Lopes; (Seis) Josephina da Silva Lopes; (Sete) Jesuíno da Silva Lopes;
8) Arthur Martins Lopes;
(Nove) Candido Martins Lopes; 10) Adelaide da Silva Lopes.

Pois bem, foi assim: Gertrudes da Silva Lopes, filha, e homônima de sua mãe, casou-se em Curitiba com Luiz Antonio Requião, natural da Bahia, a 30 de agosto de 1861, ele era filho de Luiz Requião e de sua mulher Constancia Maria Dias natural da Bahia e exercia o prestigiado cargo de Coletor Imperial. De Gertrudes e Luiz Antonio, nasceram oito filhos:
(1) Edmundo Requião;
(2) Virgílio Requião;
(3) Constança Requião;
(4) Getulio Requião;
(5) Euclides Requião (avô do Governador Requião)
(6) Aníbal Requião;
(7) Judith Requião;
(8) Esther Requião.

Assim sendo: Euclides (Lopes) Requião, casado a 26 de Dezembro de 1900, em Guarapuava, com Cristiana Keinert, filha de Carlos Henrique Cristiano Keinert e de sua mulher Luzia Soares de Abreu, ele da Alemanha e ela do Rio Grande do Sul. O casal deu a luz oito filhos, a saber:

(1) Jahyr Requião;
(2) Syrth Requião;
(3) Ivo Requião;
(4) Gertrudes Requião;
(5) Alba Requião;
(6)Luiza Requião;
(7) Lucy Requião; (Mãe do Governador Requião)
(8) Iza Requião.

Concluindo: Lucy Requião casou em Curitiba em 1940, com Wallace Thadeu de Mello e Silva nascido em Curitiba em 1908. Ele, médico, vereador, prefeito de Curitiba. Filho de Cel. Wallace de Mello e Silva, natural do Sergipe, casado com Joanna Thadeu de Mello e Silva (Giovanna Thadeo, nascida em Porto de Cima no Paraná, ela filha de imigrantes italianos). O casal Lucy e Thadeu teve cinco filhos dos quais Roberto Requião de Mello e Silva, governador do Paraná pela terceira vez é o primogênito. Requião que é advogado e jornalista, militar da reserva, foi empresário do comercio, deputado estadual, prefeito de Curitiba, Secretario de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Governador do Paraná e Senador da Republica. Três vezes governador do Paraná, e três vezes indicado para concorrer à Presidência da Republica.

Wallace Requião de Mello e Silva.
Pesquisa & Texto.

Nenhum comentário: