terça-feira, 28 de outubro de 2008

Segredos da Amazônia.

Segredos da Amazônia.

Wallace Requião de Mello e Silva.
Se alguém me perguntasse, hoje, se eu votaria no presidente Lula; eu diria sim. E votaria, também, em alguém mais radical e que expressasse melhor as mesmas indignações que me levaram a votar no presidente Lula, indignações que os “negócios públicos” não estão permitindo resolver. Não é possível que esse teatro televisivo, onde no dizer de Carlos Heitor Cony, (Istoé de 24 de 1 de 1993) a imprensa, extrapolando nestes últimos anos, se arrogou juiz: “Critico a fúria investigativa da imprensa e digo que ela assumiu o politicamente incorreto papel de policial e de juiz, o que não lhe compete”... E por meio dela, quase sempre condenem, como se fez em toda a história da humanidade, ladrões de galinha, e se absolvam cruéis tiranos do capital.
Fosse o mensalão o problema do país, eu admitiria o escândalo, mas quando vemos a Companhia Vale do Rio Doce, estatal vendida por algo próximo de 16 Bilhões, quando suas reservas em minério superavam 411(quatrocentos e onze) Bilhões de dólares (Relatório AEPET 1995) fico escandalizado com o silêncio da imprensa. Um ex. presidente fez esse favorzinho ao seu genro e ninguém disse nada. A Imprensa se calou. A Vale em três meses de operação se pagou, dizem os jornais deste ano, e nós estamos preocupados com o mensalão ou mensalinho, somos estúpidos. Vocês devem lembrar-se de Peter Blake, o navegador neerlandês, campeão mundial de regatas oceânicas que pretendia navegar o rio Amazonas comunicando on-line seus segredos, ele foi assassinado ao entrar no rio.
Sim era um risco muito grande revelar ao mundo (principalmente revelar ao povo brasileiro) os segredos da Amazônia. Antes disso, digo eu, é preciso desarmar o povo.
Poucos meses antes, o jornalista Osmar Freitas Junior, em matéria da mesma revista aconselhava ao navegador estrangeiro a navegar o Amazonas sob proteção do Exército. Por que? Ele praticamente profetizava a morte do navegador.
Sabe-se que grandes helicópteros militares com insígnias estrangeiras retiram ouro do país; missões religiosas sofrem desvio de função; laboratórios estrangeiros há décadas financiam e patenteiam genes de espécies úteis para a indústria química. Batalhões de homens armados podem ser vistos nas florestas. Minérios deixam o país em bilhões de toneladas. Relíquias arqueológicas desaparecem. Agora veremos a expulsão de missionários, pois, realizada, por meio deles, a estratégica introdução de pesquisadores estrangeiros, os verdadeiros missionários tornam-se testemunhas, uma pedra no sapato, e precisam ser retirados de lá, principalmente a Igreja Católica, que pode denunciar ao mundo a internacionalização da Amazônia Brasileira.
Hoje trago algo diferente, tiro essas noticias que revelam mais um pouco dos segredos da Amazônica, tiro-as do relatório da Associação dos Engenheiros da Petrobrás publicado em 1995, dez anos atrás.
“Na Amazônia estão às maiores reservas de Bauxita do mundo”. “O valor dos recursos minerais da Amazônia ultrapassa US 1, 3 TRILHÃO de dólares”, cada trilhão tem mil bilhões de dólares, e cada bilhão tem mil milhões de dólares. Compreendem?
Na Tabela IV do documento podemos ler, que segundo o investimento de capitais em exploração de minerais, proibitivos aos estrangeiros pela nossa Constituição, embora se distribuísse assim: os 39% da área de mineração total da Amazônia é propriedade de capital estrangeiro. Os outros 36% da área total de reservas minerais em exploração, representam propriedade de capitais “nacionais”, ou seja, relativamente nacionais, pois lemos na pagina 13 do documento “O capital estrangeiro detém, através de testas de ferro, as maiores áreas e alvarás de pesquisa, apesar de o discurso neoliberal afirmar que o setor mineral não se desenvolve porque a Constituição impede a entrada de capital estrangeiro”. Ementas foram enfiadas goela abaixo dos brasileiros e a Constituição flexibilizada. Finalmente, os restantes 33% eram propriedade estatal, (vejam bem, constitucionalmente o subsolo pertence à União), com a venda da Companhia Vale do Rio Doce ao ex. genro de Fernando Henrique Cardoso não sei quanto do subsolo mineral brasileiro na Amazônia, nos pertence. O que nos resta? O site do SIVAM nos informa em 2004, que mais de um TRILHÃO de dólares em madeira de lei existe na Amazônia, e que igual, ou superior valor, existe em espécies botânicas e animais capazes de produzir com segurança avanços na química e nos medicamentos. Sem contar a capacidade de produção de álcool combustível.
Segue agora o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral): destaca-se o ferro; alumínio; cobre; titânio; nióbio; níquel; ouro; estanho; dentre os minerais metálicos. Quanto aos não metálicos, os mais abundantes são o calcário; dolomita; fertilizantes potássicos e fosfatados naturais e o caulim O DNPM, omite o Petróleo (em exploração) e o Gás Natural de Petróleo já em exploração na Amazônia (em Urucu).
Quando nós vemos a Rede Globo defendendo uma “Floresta Amazônia” livre de visitantes, em nome da preservação ambiental, não sabemos, todavia que a COBEM do falecido Roberto Marinho, em conjunto com a companhia Rio Tinto-Zinco comprou em 1987 da Bristish Petrolium os seus direitos na área. (página 18 documento em “Retrato do Setor Mineral no Brasil”; AEPET, 1995). Compreende o senhor leitor a hipocrisia? Os engenheiros da Petrobrás ainda denunciam na pagina 19, do mesmo documento citado, outros, notórios testas de ferro do capital internacional. O documento finaliza citando as; BP/ Brascam/ Associados; Anglo American/ Bozzano Simonsen /Associados; Elke Batista /Associados estrangeiros; Arbed / Broken Hill; Ruone Poulene; Inco; Riyal Dutch/Shell etc.; como as principais possuidoras diretas de 40% do subsolo amazônico. Acrescente as possuidoras indiretas, e a Amazônia, meus amigos, já era.


Wallace Requião de Mello e Silva.

Nenhum comentário: