quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Presidente eleito da Venzuela.

Hugo Chávez Presidente eleito da Venezuela.
O Grupo 23 de Outubro contempla os acontecimentos internacionais e toma posição. Nossa Constituição Federal, artigo 4º, inciso III defende a autodeterminação dos povos, no (V) inciso, garantem a igualdade entre os Estados Nacionais, e no X inciso, parágrafo único diz: “A Republica Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da America Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.” Eu posso ate não concordar, mas é o que está escrito lá. Ou mudamos a Constituição, ou respeitamos a autodeterminação dos povos, a não intervenção, (inclusive sobre as políticas nacionais e sistemas de governo) e trabalhamos para a cooperação dos povos integrando a America Latina.
Se for assim, devo dizer que o Paraná, no Governo Requião, ampliou em 27 novos parceiros comerciais internacionais, triplicando em Bilhões de dólares as quantias do comercio internacional. Entre eles, entre os novos parceiros comerciais, esta a Venezuela, de Hugo Chávez. Se podemos, com aplausos, comerciar com países capitalistas, porque não podemos comerciar com países socialistas? Eu teria um posicionamento sobre isso tudo, mas não posso deixar de dizer que vivemos sob um regime constitucional, e nesse sentido, não há nada a obstar sobre o comércio com a Venezuela. E a Integração onde fica? E a Autodeterminação dos povos? Essa é a realidade. Ou se luta no Congresso contra ela, ou se vivencia os fatos de frente. Requião tem procurado cumprir os preceitos constitucionais, que jurou ao assumir o Governo do Estado, e a Venezuela não esta fora destes ideais de integração da America.
Aliar-se aos Estados Unidos tem seus riscos, à Venezuela também tem os seus. É preciso maturidade. Assumir a autodeterminação política do Brasil, fazendo escolhas. O fato objetivo sob o ponto de vista econômico, é que o nosso estado, o Paraná, ampliou em muito suas relações comerciais. Estaremos divulgando os diversos acordos e incrementos do comercio internacional, de modo que você possa melhor avaliar o governo Requião. Não o faremos de uma só vez, pois a maioria dos computadores usuais, não recebe correspondência eletrônica de mais de 6MBITS. Desculpem e tenham paciência, chegaremos lá, pensem bem, temos pelo menos três anos pela frente.
Wallace Requião de Mello e Silva
Grupo 23 de Outubro.

Nenhum comentário: