quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Petro óleo, o óleo de pedra.

O Petróleo no Paraná, Finalizando.


Na verdade não importa se o Paraná tem ou não petróleo, o Brasil tem, e basta. Eu particularmente estou convencido da presença de petróleo no Paraná, mas isso não significa que você fará um buraco no fundo do quintal, e retirará o gás de sua cozinha, a gasolina do seu carro, a tinta de suas paredes, o querosene de seu avião. Na verdade, o máximo que se retirará do fundo de seu quintal seriam os míseros royalties.
Algumas perguntas, todavia, como termino aqui a serie de minha autoria sobre o petróleo no Paraná, ficarão sem resposta, tais como:
1) Se em 1970, já havíamos perfurado de 4214 poços de óleo no Brasil, dos quais, 2103 produziam óleo, e 117 o gás, gerando 130 mil metros cúbicos de óleo por dia, quantos poços existem hoje em operação, e quantos metros cúbicos, se produz por dia? Em 70 o Brasil não produzia 50% do que consumia hoje com um consumo n vezes à maior, somos auto-suficientes, por que as pessoas não sabem disso? De todos esses poços apenas 227 eram marinhos, por que então se paralisou a pesquisa em terra que vinha se revelando muito melhor e mais barata?
2) Se o poço mais profundo furado no Brasil em Dias D’Ávila, atingiu. Os 5.033 metros de profundidade, por que nunca se venceu a camada ígnea da bacia do Paraná que tem 1200 metros?
3) Se, é verdade, que a Fronape, (* Frota Nacional de Petroleiros), que tinha 39 navios em 1974 esta hoje sucatada com poucos em operação, obrigando, no ano passado (2005), o investimento na construção de navios, frota que ficou “parada” por 32 anos, eu pergunto, que navios, e de que bandeiras transportam esses bilhões de litros produzidos no Brasil? Todos têm como destino os terminais e refinarias brasileiras, ou navegam, para outros países, e águas do Caribe?
4) Como sabemos que por “Contrato de Risco” há poços em exploração pertencentes a transnacionais, explorando petróleo no Brasil, na Plataforma Continental Brasileira, quantos são quanto exploram quanto estão levando embora?
5) Por que a Petrobrás esta adquirindo em leilões cota de exploração que por força da Constituição já lhes pertencia?
6) Finalizando, por que não dizem ao povo, que quando acabar o petróleo no mundo, ainda haverá nas jazidas do mundo todo, ¾ partes de óleo nas jazidas, ou seja, quando se esgotar o óleo explorado pela atual tecnologia, ficará no subsolo três das quatro partes do petróleo existente?
7) Se for, verdade que 86% das bacias sedimentares brasileiras foram abertas nos anos passados aos contratos com clausula de risco a companhias estrangeiras, e hoje, aos leilões internacionais, pode acreditar que 86% da possibilidade de exploração de petróleo no país estarão sob responsabilidade de companhias como British Petroleum Company; Pennzoil; Agip SPA; Marathon, Chevron; Exxon Corporation; Shell Oil Company; Elf - Aquitaine; Grupo Pecten e outro o que resta para nós do monopólio da Petrobrás?

Voltando ao Paraná: O que é Petróleo? A palavra latina diz: Petrus Oleum, ou seja, óleo de pedra. E o Xisto? É Petróleo, ou seja, é um tipo de rocha embebida em óleo betuminoso fóssil, é óleo semelhante ao do poço, obtido quando se aquece a temperaturas elevadas a rocha chamada de Xisto. Existem dois tipos de Xisto, o betuminoso e o piro betuminoso. O Óleo de poço, à medida que vai sendo tirado da jazida, vai sendo compensado pela injeção de água ou gás, o Xisto necessita da movimentação de milhões de toneladas de minério, e após o tratamento há sobra de rejeito, digo, após a retirada do petróleo do Xisto, sobra o rejeito. A retortagem* (técnica da retorta) do Xisto produz gás combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, enxofre e óleo*. Da refinação do óleo do Xisto pode-se obter toda a gama de produtos obtido do óleo de poço. Ou seja, o resultado é o mesmo.* E o Paraná tem Xisto? Sim o Paraná tem grande quantidade de Xisto. Então o Paraná tem Petróleo, sim, de xisto e de jazida, o segundo provavelmente debaixo de capa Ígnea, em fase de avaliação para exploração econômica, embora, é verdade, a Sanepar tenha encontrado óleo a baixa profundidade no Norte Pioneiro do Paraná, e a Petrobrás explorem gás de petróleo em Pitanga, município paranaense.

Wallace Requião de Mello e Silva.
Pesquisador.

Nenhum comentário: