sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Novo Secretário da Educação

Quem se der ao trabalho de procurar na Folha de Londrina Esportiva de 26/6/1973 encontrará o nome de Mauricio Requião de Mello e Silva, atleta da modalidade: arremesso de martelo que, defendendo com sucesso o Colégio Estadual do Paraná, obteve o primeiro lugar em prova estadual realizado no campo de beisebol da ACEL em Londrina. A marca dos 42 metros atingidos era um feito considerável para um atleta com a sua idade. Superava em 11 metros o segundo colocado, o atleta Martinho Santos. Mauricio prometia. Não parou ai, em pouco tempo superou-se. Uma posterior seqüência de medalhas e classificações faria dele o recordista nacional da modalidade em campeonato brasileiro.
Nascido em 1954 em Curitiba, Mauricio, que é professor universitário e psicólogo é casado com Márcia Drehmer de Mello e Silva. Ela natural de Cascavel, é psicóloga e professora, tendo exercido o cargo de diretora do Colégio Estadual Ivone Pimentel, e o magistério no Instituto de Educação. Finalmente participou da equipe de coordenação do magistério na Secretaria de Estado da Educação no primeiro governo Requião. Como vemos o casal é um casal de educadores. Ele como você verá abaixo, tem comprovada experiência em administração publica. Mauricio e Márcia têm quatro filhos.
O novo secretário, aos 48 anos, tem um curriculum considerável, que denuncia muita atividade e especialização. Foi professor do Curso Camões em Curitiba. Professor concursado da Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais. Professor das Faculdades Integradas em São Paulo (região do ABC) e é atualmente professor na Universidade Federal do Paraná em Curitiba.
Mauricio Requião foi coordenador de programas na prefeitura municipal de Curitiba, foi secretário municipal das administrações regionais (1987/89), foi secretario especial da Casa Civil, exerceu a presidência da FUNDEPAR (Fundação Educacional do Paraná) entre 1991/94 e é o atual presidente do Diretório Municipal do PMDB.
Peemedebista histórico, eleito deputado federal com propostas para a educação em 1994 (61.841 votos), foi candidato a prefeito em Curitiba obtendo, 89.017 votos ficando em terceiro lugar. Recentemente exerceu a coordenação geral da campanha vitoriosa do governador Roberto Requião. Mauricio Requião foi agraciado com o titulo de cidadão honorário de diversos municípios do Paraná justamente pelo desempenho positivo no exercício da presidência da FUNDEPAR.
O DIAP, importante órgão de avaliação da política nacional, o considerou um entre os dez melhores deputados federais daquela legislatura dando-lhe nota máxima. Participou ativamente na Comissão Parlamentar da Educação no Congresso Nacional responsabilizando-se por algumas importantes mudanças da LDB propostas por Darci Ribeiro. Mauricio fez parte do seleto grupo de apenas três deputados federais entre os 513 existentes que aprovaram projetos de lei naqueles anos. Sua obra legislativa foi impressa em dois volumes e esta a disposição dos interessados para consulta. É de sua autoria, numa síntese resumida citada aqui apenas como exemplo: Emenda à Constituição 451/97; algumas das emendas à Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional com o projeto de lei 3558/97 alterando os artigos 9 e 54 da LDB de 1996: a lei 3558/96 que dá diretrizes para a organização do esporte desportivo profissional; o projeto de lei 626/95 que descentraliza a merenda escolar; o projeto de lei 1243/95 que regulamenta o repasse de recursos para a educação aos municípios; uma proposta de fiscalização do MEC identificada pelo número 72/97; o projeto de lei 3792/93 que regulamenta a política Nacional de Educação Ambiental; o projeto de lei 330/95 que prevê a regulamentação da profissão dos profissionais de Educação Física e Dança; o projeto de lei 770/95 que prevê a participação estudantil na gestão da escola privada; o projeto de lei 886/95 que prevê a extinção do vestibular; o projeto de lei 1136/ 95 que obriga o aproveitamento das vagas não preenchidas no vestibular enquanto vigorar a exigência do vestibular; o projeto de lei 2562/96 que cria o ano do Educador; e o projeto de lei 1.312/95 que permitiu e fundamentou o “Fundo Rotativo” Nacional do Ministro da Educação Paulo Renato, cujo nome original me escapa. Finalmente, entre muitos outros em tramite encontrei o projeto de lei 291 de 1996 que prevê e regulamenta a validação de certificados, títulos e reconhecimento de nível médio nos quatro países do MERCOSUL.
Sem preconceitos contra as escolas privadas, onde dois de seus filhos estudam o ex-aluno do Grupo Escolares Dezenove de Dezembro (escola publica), do Grupo Escolar Júlia Wanderley (escola pública), do Colégio Estadual do Paraná (escola pública estadual) e da UFPR (universidade publica federal), foi convidado por seu irmão mais velho para ser o novo Secretário de Estado da Educação e é como vemos, fruto e podemos até dizer é um testemunho vivo do que pôde realizar a escola publica no passado e do que poderá realizar num futuro próximo se incentivada e favorecida pelo orçamento público estadual. Mauricio é como vemos um defensor, sobretudo da escala publica. O que você vê e lê aqui, é por si só um testemunho eloqüente. Representa de algum modo a escola publica que responde à sociedade formando, e bem, diversos tipos de profissionais, e também, porque não dizer, põe no mercado os seus próprios lideres e representantes. É um testemunho de que o aluno da escola publica devolve à comunidade e ao governo tudo o que nele foi investido de recursos público colhido através dos impostos, tendo em vista sempre o bem comum e o aperfeiçoamento da sociedade segundo o principio de oportunidade para todos. Vale o esforço da sociedade em pagar e garantir a todos os seus cidadãos uma educação de qualidade.

Wallace Requião de Mello e Silva
Escrito e publicado em 2003. Depois de dois exercícios na Secretaria de Educação, Mauricio Requião é Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná.

Nenhum comentário: