sábado, 14 de novembro de 2009

Requião manca, vítima de "acidente", mas não para de trabalhar..

Driblando a dor

Mais de uma vez me recordo.
Na infância, quando eu reclamava de alguma dor e como se costuma dizer fazia corpo mole para não cumprir alguma tarefa, escutava a história outra vez.Certa vez, a dor veio visitar a Terra. Vestiu-se de forma adequada e chegou a uma casa pobre. Havia crianças, uma mulher cansada de tantos afazeres e um homem marcado pelas horas de trabalho exaustivo.A dor gostou do lugar e se aninhou no dedão do pé direito daquele pai de família. Naquele dia, quase noite, ele se recolheu e nem deu muita atenção para a tal da dor porque o cansaço era maior do que ela.Mal despertou a madrugada o homem acordou, pulou da cama e começou a se preparar para sair.Não desejando despertar as crianças e a esposa, ele se ergueu no escuro e logo bateu o dedão num brinquedo esquecido no chão.Ai, disse ele baixinho. Ui, que dor!Acariciou o dedo dolorido com a mão calosa e enfiou o pé no calçado. A dor lhe deu uma espetada. Afinal, ela não estava gostando nada de ficar ali, apertada.O homem, responsável, saiu mancando. O dedo latejava. Ele sentiu a dor diminuir um pouco quando tirou o pé do calçado, no trajeto que fez de ônibus.Contudo, logo mais chegou ao destino. Calçou o sapato e andou.Assim foi o dia inteiro. A dor reclamando, o homem sentindo mas dizendo: Eu preciso continuar. Não posso perder este emprego. Meus filhos dependem de mim.E tudo acontecia. Ora o dedão topava na quina de um móvel, ora o sapato apertava mais, ora...A noite surpreendeu o homem na labuta, suando, trabalhando. A dor já não aguentava mais.E, quando ao ir para casa, o dedão topou numa pedra do caminho, foi o fim. A dor ficou muito zangada e disse: Vou embora. Este homem não sabe me tratar bem.E lá se foi. Perto dali, ela encontrou uma casa muito bonita, confortável e entrou.Um homem estava largado no sofá da sala, assistindo televisão. A dor gostou de tudo que viu e se instalou no dedão do pé.Ai, gritou ele. Que coisa esquisita. Que dor terrível!Já providenciou uma almofada para acomodar o pé. Ao recolher-se para dormir, enfaixou o local e no dia seguinte, fez repouso.E no outro, e no outro.A dor adorou aquele tratamento vip e tomou uma resolução: Não saio mais daqui!* * *Quando a história terminava, eu já sabia que teria que dar conta das minhas responsabilidades.Era a forma de minha mãe me ensinar que eu devia ser forte; que pequenas dores deviam ser suportadas e de forma alguma serem motivo para não se cumprir as obrigações.Essa atitude serviu para me tornar alguém com maior capacidade de suportar reveses e dificuldades.Quando tudo parecia conspirar contra mim e eu tinha vontade de desistir, lembrava da história da dor. E retomava a luta.* * *A dor física é sempre sinal de que algo não está bem no organismo. O bom senso nos diz que se deve procurar auxílio médico para a adequada verificação do que seja, antes que o mal avance.No entanto, pequenos incômodos levam algumas pessoas, por vezes, a logo optarem por ausências na atividade profissional e descumprimento de suas obrigações.São desculpas, fugas com vistas a se furtar ao dever.Pensemos nisso e não nos permitamos entregar por pequenas coisas.Afinal, quem aprende a bem administrar pequenas questões físicas angaria fortaleza moral para eventuais dificuldades orgânicas graves que possa vir a ter e, mesmo, fortalecimento para as dores morais que tenha que enfrentar.Pensemos nisso.
Texto de Jô Cunha.
Wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário: