segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PMDB nacional se reúne em Curitiba.

Resultado do Encontro Nacional do PMDB realizado em Curitiba em 21 de Novembro passado.
Muito interessante esse encontro nacional. Temos diretórios em 27 estados, e estiveram presentes 15 estados, ou seja, metade mais dois. Todavia os estado presentes são os que representam os estados mais populosos do Brasil. Alguns estados foram representados pelos próprios governadores do PMDB.
Uma rápida avaliação nos inclina a dizer que a Idéia da Candidatura própria à presidência da Republica tem o apoio manifesto de pouco mais de 60% dos votos da Convenção Nacional do Partido. Todavia não podemos saber, se os estados que não puderam comparecer, são, ou não, contrários a idéia.
Pressupomos que em uma Convenção Nacional, a Candidatura Própria do PMDB venceria, e apresentaria três ( a cinco) nomes para a formação de chapas. Como dois nomes, podem se unir como vice e presidente, a decisão não se torna das mais difíceis.
O Sul do país, e parte do Norte e Nordeste tem clara preferência pelo nome do Governador do Paraná, Roberto Requião. Eu arriscaria a dizer, que dos representantes presentes em Curitiba, apenas um mostrou-se claramente reticente quanto à indicação de Requião.
Se considerarmos a aclamação dos presentes, a pré-candidatura de Requião é um fato consumado; todavia, o G 23 esperava um pouquinho de prudência de nosso Governador, dando tempo para amadurecer a infra-estrutura nacional de campanha. Mas foi lançado.
Para essa primeira fase, os recursos humanos e materiais são suficientes. As perspectivas para a próxima fase também são boas. Notadamente, os articuladores em Brasília estão fazendo um bom trabalho.
A mim, que não estive presente, marcou muito, o posicionamento que me foi relatado do representante do estado do Espírito Santo, preocupado em renovar as lideranças partidárias, pois segundo a sua avaliação, as atuais lideranças do partido estão aproximadas de uma linha média próxima dos 70 anos.
Também achei curiosos, que apenas um dos representantes presentes fez citação a Fundação Pedroso Horta ( hoje Ulisses Guimarães)como guarda de todos os programas do PMDB, propostos nacionalmente, que podem sim, servir de base concreta, para novas proposições mais adequadas aos tempos pré-crise.
O que vimos em Curitiba foi um entusiasmo absoluto pela retomada da democracia interna partidária, e uma franca e decisiva opção pela candidatura própria.
Pela primeira vez o nome do Governador do Paraná, não foi proposto por iniciativa do diretório do Paraná, mas foi proposto pelo Rio Grande dos Sul, e claramente apoiado por representantes de 14 dos estados brasileiros ali representados. Isso não deve ser desprezado pelo governador.Wallacereq@gmail.com.



Wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário: