terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nós os Falíveis

NÓS OS SEMI ANALFABETOS

Agora que já passei dos quarenta e quatro ( e faz tempo) e tenho dois trabalhos publicados pela editora Beija Flor, um dicionário de semelhanças e mais de uma centena de artigos publicados em jornais prestigiosos como O Estado do Paraná, Gazeta do Povo, Folha de Londrina, Jornal de Brasília, Atualidades, O Estado, Correio de Notícias , Revista Magnum e passei pelos três estágios da educação oficial, posso confessar e com vergonha que nunca consegui escrever certo. Sinto-me frustrado ao acabar de redigir uma lauda e vê-la cheia de erros, ou , o que é muito pior, não vê-los.
Não pode ser por falta de leitura ou exercício, pois sou capaz de ler sem dificuldade alguma o espanhol e com mais dificuldade o inglês e o francês. Estudei Filosofia na Federal, Psicologia na Católica, e fiz uma iniciação em Teologia com direito aos rudimentos do latim. Leitura não me faltou.
Poderia atribuir culpa ao habito de ler velhos livros e documentos, daqueles em que elefante escrevia-se elephante, mas não justifica. Todavia levanto outras hipóteses, ou a escrita se forma na infância o que indica que estamos negligenciando na educação já há algumas décadas, ou tenho uma disgrafia qualquer, ou ainda, participo daquele grupo que ostenta o pejorativo nome de semi-analfabetos, frutos de uma educação tardia, autodidata e imperfeita.
Escrever certo ainda é escrever corretamente ortográfica e sintaticamente. Não há desculpa ou justificativa que possamos usar. O erro ortográfico e sintático deforma a língua, confunde e prejudica a comunicação. E as crianças não querem mais escrever.

Escrever claro já tem outro sentido. Significa levar alguma luz sobre o assunto tratado e de maneira clara. O escrito claro haverá de ter algum brilho, alguma evidência, algo de luminoso. Ora, quem deseja escrever claro deve ser como uma vela, esclarecendo, e não ao contrario escrever velando, confundindo, mentindo enganando e aumentando a escuridão. Jornalistas sofrem esta tentação. Alguns a superam.

Escrever bem vai muito além. Diz respeito à qualidade da luz. Neste sentido um bom dicionário dará varias definições de BEM. O sentido que aplico aqui, e que vejo aplicável a quem escreve é o sentido maior da virtude ao escrever. O bem é tudo o que é bom ou conforme a moral, tudo o que revela virtude e é escrito com afeição. Tudo o que constrói.

Na minha vida de leitor tenho visto textos impecáveis que não dizem absolutamente nada. Tenho visto textos corretos que são verdadeiramente tenebrosos, falta-lhes clareza. Tenho visto obras eruditas que estão a serviço do Mal. Acho que me faço entender.

Se você tem grau universitário como eu e é, como eu, um semi-analfabeto, ou possui alguma disgrafia, lute no sentido de escrever certo, todavia não se esqueça do mais importante que é o sentir aquele calor luminoso no peito, aquela paixão de levar alguma luz e algum bem a tudo aquilo que você vê, toca sente e comunica. Lute, haverá espaço para você.
Bom senso, alguma sabedoria e inteligência também se pedem a Deus... e ele a dá. ( er Salomon, ver Antônio Vieira) Enfim toda a luz vem Dele.

Wallace Requião de Mello e Silva

Psicólogo. OBS: faz tempo que foi escrito e o defeito continua. Mas os textos estão muito mais claros.

Nenhum comentário: