terça-feira, 18 de novembro de 2008

Castidade é para todos.

Castidade e Neurose.

É verdade que um indivíduo que tenha vivido em total abstinência sexual é necessariamente um anormal, um neurótico? Esta é a pergunta que me fizeram em consulta.
Primeiro quero dizer que existe a abstinência voluntária e a abstinência involuntária (esta última circunstancial). Depois, lembrar que São Tomas de Aquino diz que casto não é o indiferente sexual, o apático, mas aquele que educa e regula a sua sexualidade. É possível sublimar a sexualidade na normalidade e na mais perfeita saúde.
Posto isto, para responder, gostaria de dividir a pergunta. O que é ser necessariamente anormal? E o que é ser neurótico?
Um bom dicionário dirá que necessidade é aquilo que é absolutamente necessário, indispensável, inevitável, imprescindível. Como a abstinência não é garantia de desequilíbrio mental, e como a pratica sexual também não é garantia de saúde ou equilíbrio emocional não podemos usar o necessariamente, não podemos fazer uso do conceito de necessariamente anormal. Um indivíduo que pratica a abstinência pode ser anormal e pode ser normal. A única coisa que um indivíduo não pode ser é normal e anormal ao mesmo tempo.
Entendido este primeiro ponto, passamos ao segundo que diz respeito ao próprio conceito de neurose visto num contexto de anormalidade. O conceito de neurose por definição elimina todo distúrbio funcional ou estrutural do soma, portanto não estamos tratando de problemas somáticos como causa objetiva, não é de problemas somáticos que estaremos tratando, poder se apenas considerá-los efeitos neste caso que estamos analisando.
A neurose, em termos simples, se caracteriza por perturbações nervosas que surgem sem que haja quaisquer lesões orgânicas e por perturbações psíquicas das quais o indivíduo é consciente (característica que diferencia a neurose dos quadros psicóticos), portanto haverá no neurótico uma queixa explicita de que algo vai mal. Este ponto é muito importante na determinação do que queremos apurar, pois, é bom lembrar, que o componente básico da neurose é a ansiedade, que pode ser descrita como um estado de tensão emocional caracterizado por sentimentos irrealistas e instáveis.
Assim, compreendemos que esta instabilidade é incompatível com a abstinência sexual voluntária e livremente escolhida. Destes fatos tirados da conceituação de neurose é que poderemos compreender clinicamente a famosa afirmação de RG Benreuter que diz: “ Quanto maior for a coerência intrapsiquica do indivíduo e maior o seu controle emocional, menor é a possibilidade deste indivíduo apresentar reações neuróticas”.
Ora, podemos concluir então que um indivíduo que se abstêm de sexo, livre e voluntariamente haverá de ter coerência intrapsiquica, bom controle da sua emotividade, firme contato com a realidade, firmeza de propósito e penetração intelectual de seus motivos. Assim sendo, não seria prudente ou rigorosamente cientifico chamá-lo de neurótico. Pelo contrario, um indivíduo assim, reúne tais condições que poderíamos chamá-lo de sintônico, seguro, estável e equilibrado.
Por outro lado, apenas como ilustração e exemplo, entre os psicóticos (caracterizados pela perda do contato com a realidade) serão muito mais comum encontrá-los “liberados” e sujeitos aos influxos de sua emotividade do que encontrá-los equilibrados a ponto de poderem abster-se voluntariamente. Entre estes últimos são muito mais comum os solipsismos e as aberrações sexuais do que o pudor e o respeito.
O que estamos dizendo com isto?
Estamos dizendo que a abstinência voluntária, como a praticada geralmente pelos padres, freiras, atletas e por muitas pessoas solteiras, quando destituída de queixa e escolhida livremente pode ser tida como indicativo de ausência de reações neuróticas. Estamos também afirmando, que, é muito maior do que se pensa o número dos indivíduos de ambos os sexos que, uma vez terminada a crise da adolescência, prolongam o seu estado de abstinência e se abstêm de sexo ou nunca o praticam como uma opção voluntária. Também afirmo que entre os que procuram ajuda psicológica, médica ou psiquiátrica, estarão antes, em muito maior número os que praticam sexo sem as devidas disposições de responsabilidade do que entre os que não o praticam como um imperativo da vontade livremente escolhida.
Entre os queixosos dos problemas da sexualidade estarão em maior número aqueles que fizeram um vínculo associativo entre praticas sexuais e felicidade. Estes depositam nas praticas sexuais toda a sua esperança e toda a sua “felicidade” ou todo o sentido de suas vidas. Frustrá-los será sentido por eles, como se estivéssemos a matá-los ou deprimi-los. Estes queixosos dificilmente (porém é possível) reconhecem que depositaram o sentido de suas vidas em situações efêmeras, inconstantes e transitórias tais como o prazer sexual. Pretendem assim chamar de verdadeiro amor ao amor sexual sem perceberem que o amor sexual é uma das expressões do amor, uma expressão que não é necessária a todas as pessoas ou a todas as pessoas em todas as fases de suas vidas, e mais, muitas vezes não percebem que o ato sexual pode ser mal vivido ou mal praticado sem a menor sombra de um verdadeiro amor.
Como se vê, a sexualidade fértil, função pro criativa na sua essência, não é compatível com a instabilidade emocional e de propósitos, uma vez que envolve o conceber uma vida em total confiança, dar a luz e criar educando um novo ser e, nem ao menos poderemos dizer que é compatível com a irresponsabilidade da ideologia do hedonismo (o prazer pelo prazer), pois a sexualidade fértil exige consciência do que se quer, consentimento mutuo aceitação de um jugo comum, intencionalidade e desejo de união estável e indissolúvel que é sempre necessária para a encarnação do amor verdadeiro nos filhos e para a sua conseqüente e adequada educação.
Ao jovem é preciso aconselhar cautela quando esta correndo o risco de depositar na paixão sexual a esperança e o fundamento de uma relação a dois. Pois é muito fácil perceber o quanto muda as disposições sexuais dos indivíduos, homens e mulheres através dos anos. O envelhecimento, os fracassos, as doenças, as frustrações, os acidentes não podem ser os verdadeiros motivos desintegradores do amor e da união de um casal, e dos indivíduos em particular. Nem tão pouco alguém poderá dizer que a prática sexual é o único elo satisfatório de ligação entre pessoas.

Enfim, sintetizado, concluo:
(1) A afirmativa que resultou a consulta não é verdadeira. A prática voluntária da castidade não é indicativo de reação neurótica.
(2) O sexo tem pôr finalidade primeira a procriação e esta é uma função necessária à espécie, mas não necessária a todo indivíduo. ( ver exort. Familiaris Consortio, João Paulo II, 1981 )
(3) A abstinência sexual voluntária não é garantia de doença física ou mental nem ao menos é um fato e prática pouco comum entre homens e mulheres.
(4)A prática sexual também não é garantia de saúde física ou mental, nem ao menos é garantia de felicidade como sobejamente demonstra a realidade.
(5) Poucas pessoas sabem e meditam no que consiste a pratica da castidade entre solteiros e o que é a castidade entre casados.

Finalizando quero indicar, a quem tenha interesse, o livro de Raphael Lana Cifuentes sob o título “SEXO E AMOR”, editado pela Quadrante.

Esse texto foi escrito para alunos da Universidade Católica em resposta a uma consulta ( 1989).


Wallace Requião de Mello e Silva.

Nenhum comentário: