quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ministério Público?

Ministério Público e O Suíno Gripado.

Ministério Público?
Será eu me pergunto, que o Ministério Publico entende todo o alcance da palavra Publico?
Se o Ministério Público tem sua ciência, o Poder Executivo também tem a sua ciência. O MP decidiu fechar as escolas, enfrentando decisão do executivo. O MP alega que não se pode brincar com a saúde das crianças.
Então eu pergunto a você leitor:
1) Se as escolas forem fechadas quem distribuirá o leite das crianças, 150.000 litros por dia?
2) Há centenas de milhares de crianças que só comem por dia a merenda escolar, quem substituirá esse “reforço” alimentar.
3) Pais de família pobres se organizam em função dessa segurança e tempo que seus filhos dedicam à escola, e trabalham nesse período, catando papel, na construção civil, como diaristas etc. Voltando as crianças para casa, com quem ficarão?
4) Quem pode socorrer com mais propriedade, uma escola publica, ou uma família pobre, isolada em uma favela, sem telefone, sem dinheiro, ou numa longínqua localidade rural?
5) Hoje, pelo final da tarde, já vi, grupos de crianças uniformizadas em bandos andando pelas ruas, elas estarão ou não mais protegidas nas escolas, ou em bandos nas ruas?
6) Adolescentes sem ter o que fazer, longe dos pais, quantos filhos gerarão?
7) A proposta do Governo de informar aos pais que não enviassem alunos com sintomas para as aulas não tinha um bocado de bom senso?
8) Andar de ônibus nos picos, na ida e na volta ao trabalho, num espaço exíguo, não é mais suscetível de contaminação de adultos e crianças (principalmente aquelas que terão que acompanhar suas mães?
9) Crianças, não as pobres, mas as remediadas ficarão confinadas em suas casas ou irão aos Shoppings, aos cinemas, as Lan Houses, aos Flippers, as baladas, as reuniões entre amigos que estarão em férias forçadas?
10) Finalmente, é mais fácil a um professor identificar e inicializar um serviço público de vigilância, ou é mais fácil a um pai pobre, analfabeto, ocupado atender as necessidades de seus filhos? É mais fácil socorrer em uma escola com endereço conhecido, ou numa zona rural, ou favela sem arruamento, endereço ou sistema de comunicação?

Eu vejo bom senso na proposta do governo, e vejo pouca visão de infra-estrutura, corporativismo e ação política contra o Governo na decisão do MP.
Não acuso.
Julgue você leitor, mas lembre-se, a realidade de centenas de milhares de pessoas é diferente da sua que possui internet para ler esse texto, e automóvel e meios adequados de socorrer os seus filhos. Enquanto isso, numa mágica cegueira, nosso filhos continuarão se contaminado pela AIDS, porque os MPs da vida preservam a liberdade de escolha da irresponsabilidade sexual dos jovens adultos e adolescentes. Mas isso não está na ótica do pânico social.

Nenhum comentário: