sábado, 11 de julho de 2009

Fotos fora do lugar induzem a erro.

Como você verá, somente eu não posso brincar. Vejo barbaridades nos jornais e até nas Agências Internacionais de Noticias. A manipulação de fotos fora de seu contesto original, com legendas que induzem a erro, são frequentes. O trabalho que faço aqui é para que você acorde, e veja fotos em noticias em jornais com muita prudência. Uma foto tirada de um filme, por exemplo, pode ser interpretada como realidade. Muito se fez com "Fotos da Segunda Guerra", pois havia uma intenção de propaganda, e fotos cinematograficas foram usadas como sendo imagens de uma realidade não existente.

Base de uma grua cinematografica. Repare no desenho da calçada . Foto tirada em Curitiba.


Assim o que você vê é um testemunho de como fotos fora de seu contesto original induzem a erro de interpretação dos fatos. Se eu tivesse usado legendas mais agressivas, vocês teriam ainda maior indução ao erro. Vejo com frequência em revistas e jornais esse fenômeno. Se uma imagem fala mais do que mil palavras, uma foto mal colocada mente mais que mil mentiras, induzindo as pessoas a erro grave de interpretação dos fatos. Veja o que eu coloco nessa sequência de fotos e a compare com o contesto das pastagens anteriores.
Outra vista da grua; reparem no ónibus Expresso na canaleta da avenida Paraná, em Curitiba. E no desenho da calçada.



Wallace Req Req num fusca da polícia militar do Rio de Janeiro.Viatura 870. Vocês a verão no filme.


Reparem que o fusca é do ano 70. Carro de Coleção.




Um fusca plotado, viatura 808, repare no desenho da calçada, em Curitiba.
O fusca está bem caidinho, mas é carro de policia dos anos 60/70.




Nesta foto, você vê, na mesma avenida Paraná um fusca da policia civil do Rio de Janeiro durante as filmagens do Filme " Quatrocentos contra um", filme sobre a repressão politica no Brasil. Nesse fusca há um grave erro, ele usa rodas de Brasilia, aro 14, e parachoques dos anos 1973










Para terminar, digo que essas fotos foram tiradas no dia em que fui levar um carro de época, pertencente ao meu amigo Ademir para participar nas tomadas do filme. Em abril de 2009. O carro, um Puma impecável você vê na foto abaixo na mesma avenida.








Nenhum comentário: