sexta-feira, 13 de março de 2009

Escrito e publicado em 1997 ( apenas para lembrar as semelhanças com o momento que vivemos)

Lamento pelo meu irmão.
A fidelidade partidária tem sido uma espécie de palavra de ordem na vida pública de Requião. Tenho observado, nas suas atitudes políticas, e concluo que não houve momento algum em que o Requião tenha desejado formalmente abandonar o PMDB. Digamos que as atitudes tomadas neste sentido tem sido a força político - partidária de Requião.
Pelo contrário, posso indicar inúmeros fatos, citando fontes escritas ou gravadas, onde podemos perceber que o PMDB do Paraná, desejou a saída de Requião, e contrariou fragrantemente sua legítima liderança muito bem expressa pelo voto popular, ou, tomou outro rumo traindo os interesses eleitorais do partido. Resultado o partido perdeu a chance de eleger o prefeito. O Partido perdeu o governo do estado porque quis.
Eleito pelo povo do Paraná para o Senado, com dois milhões e trezentos mil votos, para exercer um mandato de oito anos, não vejo motivo algum que justifique sua volta para concorrer às eleições de 98 como candidato ao governo.
Agora, não vejo, nem nos interesse do partido que está esfacelado, vendido, nem no apoio aos traidores de Requião, um motivo sério para que Roberto Requião abandone o mandato pelo qual foi eleito, e venha servir interesse menores, de uma facção partidária, totalmente descaracterizada dos ideais de outrora, que pensam usar ao Requião como tábua de salvação para suas sobrevivências políticas ou funcionais, lamento.
Dois anos de mandato como senador e percebe-se claramente, Requião já presta um importante serviço à nação brasileira. Ocupa a mídia nacional, vislumbra novos horizontes, incorpora-se a interesses maiores, desenvolve-se sua carreira política num sentido natural e hierarquicamente ordenado, sem idas e vindas, sem acordos e desacordos.... com reais perspectivas no quadro da política nacional.
Quem quer que Requião volte? O Partido na sua atual presidência, não tem moral nem para convidar, muito menos para exigir. O Povo e os políticos do Paraná não expressam claramente esta vontade. Prefeitos do interior vacilam entre promessas e interesse eleitorais fruto de insegurança. O povo, me desculpe, merece o governo que aí está, eles o elegeram, o governo mais corrupto e corruptor que o Paraná já teve e digo isto fundamentado nos Diários Oficiais. Um governo que pegou um estado estabilizado monetariamente e economicamente e o afundou. Um Banco estatal descomprometido e em franco desenvolvimento e o endividou. Um governo a tal ponto comprometido em sua contabilidade que teme o pagamento de sua folha de pessoal. Um governo fundado na propaganda, estéril, endividado a ponto de não poder retirar empréstimos por não ter a contrapartida suficiente, prometendo estratégias político sociais para um futuro longíquo, um futuro que se não vier, se não for atingido, ao menos tornar-se-a ponte- ilusória para facilitar uma reeleição. Lamento pelo povo carente de tudo.
Lamento que o Requião se preste a isto, que venha combater este estado de coisas como aliado de homens do mesmo "naipe" que o de seus adversários. Aliar-se a corruptores para combater corruptores é o mesmo que partir para um fracasso, um fracasso que poderá legitimar o atual governo. Uma pena.
Ainda que seja possível eleger-se, uma vez eleito, passará um mandato inteiro encobrindo dívidas, pagando contas alheias, fazendo o máximo com o mínimo possível, para ao fim ser vítima de seus próprios aliados.
Requião cumpriu a sua missão histórica no governo do Paraná eu sou testemunha disto. O povo, por sua vez o quer em Brasília para o exercício de seu longo mandato, pois que fique lá. Mostre que a coerência de suas atitudes no senado nada tem a ver com a politicagem da colônia. Que não teme a opinião da mídia mercenária mais do que a própria consciência. O PMDB, lamento, haverá de carregar e amargar mais esta derrota regional, e por culpa própria. Espero que Requião não sirva esta derrota.
Fique claro que se o Requião não vier, não estará traindo o povo, foi o povo que o elegeu para ficar no Senado. É lá que ele pode servir ao povo, é lá que esta personalidade incomun tem chances de servir a nação brasileira.
Eu peço ao irmão Requião, E TRABALHO NESTE SENTIDO, para que não venha servir aos interesses de um grupo de pessoas que desde muito estão desvinculados dos interesse do povo do Paraná e que não serão capazes de ajudá-lo a corrigir os desmandos do atual governo que ferem os interesses de todos nós paranaenses.
Saiba o Requião que meu voto é dele para o que quiser, mas se fossem outras as circunstâncias, se o combate fosse verdadeiramente necessário, se os correligionários fossem fieis, se a estratégia social fosse clara, estaria eu pronto para serrar fileiras, mas não conte com minha colaboração neste momento para servir em seu nome aos seus algozes. Não serei o seu carrasco.

Wallace Requião de Mello e Silva.

Nenhum comentário: