quinta-feira, 1 de outubro de 2009

De volta ao Programa de Bombeiros Comunitários do Governo do Paraná.


Bombeiros comunitários, um elogio ao Governo do Estado do Paraná e ao Corpo de Bombeiros Militar.

O Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná tem 97 anos. È a corporação militar que goza do maior prestigio publico, o maior índice de simpatia da população, mais ainda depois que começaram a operar o SIATE. Todavia, no inicio do Governo Requião (PMDB) essa corporação quase centenária, atendia apenas 47 municípios do estado do Paraná, e se formos honestos, carecia de muitos equipamentos, além de certo e necessário conforto em suas unidades, algumas já bem envelhecidas. O Governo começou investindo em equipamentos e reformas nas unidades. Permitiu o ingresso de bombeiros do sexo feminino, que fazem o maior sucesso na corporação assim como junto à comunidade, principalmente aquelas que operam o serviço de guarda vidas nas praias paranaenses.

Mas isso não era suficiente. Então o governo, em acordo com os Bombeiros Militares, criou no Paraná, uma nova corporação, a dos Bombeiros Comunitários. Trata-se de um comando militar e funcionários municipais, voluntários, aptos emocional e fisicamente, que operam ações de Defesa Civil e primeiro combate ao fogo. Esse primeiro combate, e o controle de um incêndio em seu inicio é o diferencial entre um incidente com chamas, e uma catástrofe.

Assim o GOVERNO DO PARANA criou, em parceria com as prefeituras, novos 50 postos de bombeiros comunitários, todos equipados, com exceção do posto de Goiere, que por motivos que desconheço não se viabilizou, embora para esse município, já houvesse destinação de equipamento.

Em Sete de Setembro, durante as comemorações do Dia da Pátria, o Governo apresentou os novos equipamentos, mais vinte e cinco caminhões novo (nãos os que já operam nos 49 municípios atendidos pelo programa) que atenderão mais 25 novos municípios do estado. Assim o programa de Bombeiros Comunitários ate o final de 2010, estará atendendo, 75 municípios, que acrescidos dos quarenta e nove municípios atendidos pelos Bombeiros Militares somam um total de 123 unidades no Paraná. Em noventa e sete anos, a Gloriosa Corporação de Bombeiros militares atendiam no Paraná 47 municípios. No mandato de Requião (PMDB) foi criado mais uma unidade militar completando 48. Acresceram então mais 50 municípios atendidos pelos Bombeiros Comunitários e suas unidades, e a partir desse ano ate o final de 2010, mais vinte e cinco municípios terão unidades de Bombeiros comunitários. Ora isso significa um aumento de pouco mais de cento e trinta por cento ( 156%) em apenas oito anos de mandato. Muitas dessas unidades são também atendidas por ambulâncias.

É uma obra do Governo do Paraná que deve marcar a opinião publica. Somente quem já foi vitima de um acidente, um incêndio, um isolamento no meio de um incêndio florestal sabe o valor dessa medida prudente em favor da segurança dos cidadãos.

Mais informações: Casa Militar, Defesa Civil, 041-3350-2610.

wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário: