terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sementes da Solidariedade ( IAPAR).

Sementes da Solidariedade.

O texto que apresento se inspira em uma frase Bíblica: “Quem semeia com generosidade, colherá com fartura”.
De tudo que vi na longa reunião da Escola de Governo desse dia 29 de Setembro de 2009, além do Programa de Bombeiros Comunitarios o que mais me chamou a atenção foi à apresentação do IAPAR (instituto Agronômico do Paraná.)
Fiquei encantado pela idéia do programa Sementes Solidarias. Com o socorro pelo envio de semente a Cuba e Haiti. Quero deixar aqui uma sugestão para o governador. O Governo tem um avião tubo hélice (King Air) em muito bom estado, com boa capacidade de carga, que pode ser ampliada com a retirada de alguns bancos . O IAPAR, depois de alguns estudos preliminares, sobre um estado ou região brasileira, proporia uma visita ao governo do estado ou representantes de região. Se aceita, aquela visita técnica, uma Equipe do IAPAR, já bem treinada nos problemas daquele estado ou região, voaria, no King Air, com as logomarcas do Programa “Sementes da Solidariedade IAPAR, Governo do Paraná” e levaria sementes, informação técnica, caminhos para a comercialização das sementes paranaenses (ou simplesmente como obter doação de sementes) e fariam a divulgação dos outros serviços ofertados pelo instituto, assim como, também, dos Centros de Agro-ecologia, e Colégios Agrícolas Paranaenses que aqui estão disponíveis aos demais brasileiros que preencham os requisitos. Óbvio que essa ajuda técnica de fomento à agricultura de outros estados federados, faria o Paraná cair no ranking relativo da produtividade brasileira ( não no nível de produção interna), mas devemos considerar que somos brasileiros em primeiro lugar, e que o fomento da produção em outros estados, é a melhoria da agricultura da nação brasileira e uma conseqüente diminuição sobre a pressão das produções extensivas em nosso estado, propiciando melhore condições ambientais e incentivo a diversidade da produção das pequenas e médias propriedades, diminuindo a migração interna e inchaço das grandes cidades. Também fiquei impressionado com a visita dos representantes do estado do Amazonas, o que mais uma vez comprava o sucesso da missão e do alcance da TV Educativa do Paraná, que com perseverança criou um novo nicho alternativo de informação e divulgação do estado do Paraná.
Abram os olhos políticos paranaenses e acordem para o alcance político do programa, “Sementes da Solidariedade”, pois quem semear com generosidade colherá com fartura. Semeie Paraná, e colheras com fartura. Se os ventos levam o pólen para a fecundação de muitas espécies vegetais, o nosso Gralha Azul, um campeão agora batizado como o nome de Gralha Azul ( pássaro típico do Paraná responsável pelo dispersão das araucárias), fará o transporte das sementes, dos técnicos instrutores, e das técnicas cultivares dos cientistas e técnicos paranaenses para o bem de todo o Brasil. Mais um programa complementar do Governo do Paraná (PMDB) para a melhoria da Agricultura Familiar do imenso Brasil. É óbvio que sementes do Paraná já fazem sucesso em muitas regiões do país, mas esse programa tem também uma finalidade educativa e publicitária. Educará e divulgará a necessidade de incremento entre os demais entes federados da cooperação solidária no desenvolvimento do Brasil dentro de uma ótica de desenvolvimento do mercado interno e melhoria do nível geral de vida dos brasileiros.
wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário: