sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Projetinho mecânico para o ano de 2010.

A foto que você vê são os gabaritos em chapa escala 1/1 de um quadro de motocicletas seguindo uma solução japonesa dos anos 30 que construía tratores agrícolas em chapa de aço e pequenos motores diesel com torque aumentado por engrenagens e correntes. No nosso caso usaremos, rodas de automóvel, motor e caixa de automóvel, para construção de um motocicleta de fabricação caseira com ferramentas manuais. O projeto proibe recorrer ao comércio e oficinas especializadas, para o termino do produto. Tudo deve ser feito de sucata. Veremos se é possível.



A ideia é fazer uma motocicleta de 1200 cc com peças usadas de automóvel. Depois da Segunda Guerra, equipamentos militares deram origem a tratores, caminhões e equipamentos agrícolas e industriais. Isso socorreu a América do Norte. No Brasil por exemplo, esse reaproveitamento de equipamentos militares deu origem a Empresa Itapemirim de Ônibus. Sempre que estamos nos avizinhando de uma crise económica de grandes proporções temos que ter em mente o reaproveitamento do que existe no supérfluo, para finalidades produtivas, na agricultura em primeiro lugar, na indústria em segundo lugar, e no transporte em terceiro lugar. A questão energética é prioritária, e nesse sentido o Paraná esta produzindo projetos pilotos de aproveitamento de xisto, carvão mineral ( Gás) e vegetal, óleos e biocombustiveis, e formas alternativas de produção de energia elétrica.

Dessa ideia geral, sem ter um vínculo obrigatório com essa realidade econômica, decidi desenhar e construir uma motocicleta ( poderia ser um pequeno trator) ( ou grupo gerador) com um motor VW de 1952 ( 1100cc), Este motor e sua caixa estavam esquecidos em um fundo de garagem.

Vamos ver, se durante o ano de 2010 ele se transforma em uma motocicleta. O projeto visa alertar aos brasileiros criativos a necessidade de produção de novos equipamento para a agricultura partindo das sucatas disponíveis. Se eu puder construir uma motocicleta com ferramentas manuais, sem maiores equipamentos, estarei provando que temos criatividade e tecnologia, para construir em todo o Brasil, barcos, tratores, jeeps, colheitadeiras e semeadoras, motoniveladoras, caminhões especiais, locomotivas, geradores, etc. a partir de sucatas existentes e abandonadas. O projeto Fênix, pretende mostrar que é possível retirar das cinzas de uma crise qualquer algo de novo, vivo e produtivo. ( construido em casa, sem ajuda do comércio, ou da industria apenas com sucata da "crise")



Wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário: