AEN Prevenção
Visão de Futuro.
Os técnicos ainda debatem. Uns apostam num esfriamento global, outros no aquecimento global. Argumentos e contra argumentos, o governo do Estado do Paraná sai na frente numa ação preventiva. Cria o Programa Bombeiro Comunitário. A verdade é uma só; o aumento de temperatura em um estado agrícola pode provocar estiagem, seca, vegetação seca e altíssimo risco de incêndio. No passado nosso estado enfrentou um incêndio nas áreas agrícola e florestal de proporções enormes, tão grandes ou maiores do que os atuais incêndios na Califórnia (EUA).
O Governador, avaliando os riscos e a tendência da maioria dos técnicos ambientalistas que defendem um gradativo e grave aquecimento, procurou disseminar em todo o território paranaense uma cultura e equipamentos de combate ao fogo. No futuro, além dos açudes criados pelas hidroelétricas, outro programa, possivelmente capitaneado pelo próximo governador, criará reservas de água potável, para aumentar a evaporação, possibilitar a irrigação emergencial e cultivar a proteína do pescado.
O Brasil, infelizmente só possui 11% dos seus municípios atendidos por serviços de combate ao fogo e salvamento. São os Grandes municípios e as grandes cidades as que absorvem 90% dos equipamentos. Assim, para atender cidades pequenas e fazendas longínquas, cria-se um problema. Fogo se combate pequeno, não se pode deixar alastrar-se por grandes áreas.
Em dois mandatos o governador equipou %0 cidades ( Segundo a RTVE) paranaenses, e a julgar pelos novos caminhões, maravilhosos por sinal, apresentados no desfile cívico do Sete de Setembro, teremos mais 25 cidades atendidas, subindo então para 75 o numero de municípios atendidos. Um geo-referanciamento, contraposto a natural aglomeração das populações cria uma distribuição a termo médio, de modo que se obtenha em casos graves a maior velocidade e o menor tempo de atendimento. Show de Bola.
A Defesa Civil, hoje responsável por esse Serviço indispensável para o Brasil, é comparticipe do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná, bombeiros profissionais, que formam e treinam e comandam funcionários públicos municipais, voluntários e que reúnam vocação e preparo físico e psicológico para exercer a função de risco. Uma verdadeira revolução, e um testemunho claro da visão de futuro do nosso governador.
Solução para o Brasil.
Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário