segunda-feira, 29 de março de 2010

Hospital de Guaraqueçaba.


Estive na tarde do dia 28 de março em Guaraqueçaba, a única cidade isolada do Paraná. Acompanhei a visita técnica. E participei da festa da Cumieira.

Antigo porto paranaense de presitígio, foi suporte para uma numerosa comunidade semita, árabe e hebreia, suíços, franceses, italianos e alemães. Cercada de minérios raros, incluindo o ouro e ferro, entre outros radioativos, dona de fontes de água de ótima qualidade, Quaraqueçaba, mais antiga do que Curitiba, ao meu ver, resite à história.

O Governo do Paraná, na gestão Requião, investe em um Hospital, que dará suporte as populações isoladas das diversas ilhas e às populações indígenas do litoral, assim como à população da cidade.
Ouvi que o Hospital dará suporte num futuro ainda distante ao Turismo de Saúde, algo inédito para mim. ( dizem que foi assim, com suas areias monaziticas que Guarapari, ES, surgiu para o turismo brasileiro).

A cidade se prepara para o Turismo Médico Gariatrico. Seu Centro Histórico e praça central foram revitalizados.
A obra física do hospital estará entregue, como me disse o empreiteiro, em 60 dias, e a instalação dos equipamento em mais 30 dias, completando noventa dias para sua entrega. Em andamento o processo de contratação e treinamento de 128 funcionários, quase todos moradores do Município. A inauguração ficará portanto para o governo de Orlando Pessuti.


O Hospital não só dará suporte a turistas da Ilha do Mel e Superagui, e outras comunidades isoladas, mas terá algumas especialidades que fomentará o Turismo de Saúde em Gereatria ( Terceira Idade) aproveitando-se do baixo custo de vida no município e suas novas condições de salubridade e a total ausência de poluição no ar. ( O Governo Requião investiu no tratamento de esgoto e no abastecimento de água na antiga cidade) A cidade tem baixos indices de violência, permanecendo como um lugar ideal para idosos, seja por estar ao nível do mar, seja pelo clima, seja pela segurança. Uma cidade com poucos veículos e um nascer e por do sol lindos.
Suas ruas começam a ser calçadas com pequenos blocos de concreto o que lhe dará um aspecto melhor, ecologicamente correto, e mais seguro para os transeuntes idosos.


Tivemos o prazer de aterrizar no amplo e seguro heliponto do novo hospital

Espera-se a sua inauguração para 100 dias.


Conheça o G23 Presidente

quinta-feira, 25 de março de 2010

A Fé.

Para reflexão de todos.
Alguém me perguntou se há problemas insolúveis para Deus.
Não; não há problemas insolúveis para Deus. Na verdade para Deus não há problemas, não há uma situação de difícil solução. O próprio conceito revelado de Deus, onipotente, onisciente e onipresente, nos diz que não há problemas para Deus. Mesmo o livre arbítrio dado aos homens, não é um problema para Deus, é pelo contrario, um problema para os homens.
Se somos a imagem e semelhança de Deus, Trino e UNO, então porque temos problemas? O livre arbítrio na última analise nos remete a uma questão direta: servir ou não servir a Deus. Temos problemas porque não aderimos a Deus que é a solução. Não aderimos a vontade de Deus. Fazer sua vontade é participar da solução, ou seja, é participar da divindade para a qual não há problemas.
Criamos problemas ao resistir a Deus, e querendo lhe ensinar sabedoria, pressupomos saber o que é melhor para nós. Donde nos parecerá que ter fé é um ato de entrega a Deus, mais do acreditar em algo. Todavia, eu me pergunto, essa entrega é livre como querem muitos? Ou tem regras, e a ela esta submetido o querer divino?
É o Deus Encarnado, que nos responde: Ama-me aquele que cumpre os Mandamentos. Ora, então a base do querer de Deus é o conteúdo dos Mandamentos de Deus. Afora essa adesão aos mandamentos de Deus, há problemas para o homem, e por vezes problemas insolúveis para nós. Mas mesmo assim, quando resistimos, não há problemas para Deus, cuja vontade impera absoluta, a conduzir e reconduzir à obediência e à desobediência para a realização da sua onipotência. Deus impera.
Ah! Sei...; você não acredita em Deus, e, portanto, não há certo ou errado, é tocar a vida, não há um querer de Deus, e um não querer de Deus. Então porque você só tem problemas?
Porque você tem medo de viver e medo de morrer? Porque você tem medo do castigo?
Por que o homem sem Deus é um verme!

Wallacereq@gmail.com.


Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Falecimento.

Prezados Amigos

Cumpro o doloroso dever de informar que o Pe. Paul Max, OSB, fundador da Human Life International (HLI) faleceu ontem às 8,10h (hora de Miami)

Pe. Max o apóstolo da vida esteve varias vezes no Brasil. Eu o conheci em Miami em 1987 em um congresso da HLI em Miami. Inteiramente dedicado à causa da vida, viajou 3,5 milhões de quilômetros por todo o mundo criando movimentos em defesa da vida. A PROVIDAFAMÍLIA muito deve ao Pe. Max não só pela ajuda financeira como pelos ensinamentos recebidos. Participei de vários congressos internacionais patrocinados pelo Pe. Max que reunia app. 4.000 pessoas de todo o mundo. Nesses congressos conheci Dr, Jérôme Lejeune de quem fiquei amigo, o Dr. Bernard Nathanson e dezenas de dirigentes pró-vida do mundo todo, particularmente da América Latina.

Certa vez o Papa João Paulo II disse a Pe. Max: “você está realizando o mais importante trabalho do mundo.


Pe. Max completaria 90 anos em junho

Que sua alma descanse em paz.

Humberto L. Vieira
Presidente da PROVIDAFAMÍLIA


Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

segunda-feira, 22 de março de 2010

PMDB quer ser assim.

Uma minuta de projeto surpreendente.
Pesquisando nos arquivos da Fundação Pedroso Horta, encontrei essa minuta de projeto, nunca publicada com o carimbo: Versão preliminar para uso interno da Fundação.
Li com atenção e descobri coisas interessantíssimas; o documento 50 páginas, das quais sintetizei alguns trechos.
Princípios básicos:
1) O PMDB tem compromisso fundamental e inarredável com a democracia presidencialista. Sua inspiração central sempre foi a luta pela redemocratização brasileira nos planos políticos, social e econômico. A democracia é o instrumento insubstituível para assegurar dignidade humana e justiça social dentro do conceito da cidadania. É importante impedir qualquer processo político que vise obscurecer a transparência democrática do voto, de sua recontagem, confirmação ou auditagem, ou a precarização das conquistas democráticas, nem deixá-las a mercê da precarização da autonomia e liberdade dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o voto não pode estar submetido a regras apenas do poder Judiciário, ou da instrumentalização das legislações eleitorais.
2) O PMDB pretende continuar sendo a expressão política de grande parte da parcela da população brasileira surpreendentemente ausente do processo produtivo e que não se beneficia dos frutos do progresso. Identifica-se primordialmente com as lutas dos interesses da grande massa dos marginalizados e excluídos do processo econômico brasileiro, sem deixar de ser o porta voz da classe media brasileira, hoje submetida a um crescente processo de proletarização, pois as políticas públicas tem buscado diminuir desigualdades sociais apenas com o concurso das classes medias sem pressionar o grande capital e as minorias ricas do Pais.
3) O PMDB continuará defendendo intransigentemente o interesse Nacional no contexto popular (não apenas o Interesse Nacional das grandes corporações) concebido como o interesse democrático do povo Brasileiro na preservação do território brasileiro na sua integralidade, na soberania do subsolo, na soberania sobre os recursos hídricos e naturais, na construção de uma política econômico financeira soberana, no fortalecimento da autonomia cultural, na elevação coletiva da capacidade de empreendedorismo comercial e produtivo com tecnologia nacional, e a defesa dos demais objetivos estratégicos de interesse da nação, submetido ao crivo democrático, que interessam sempre em primeiro lugar o país.
4) O PMDB é um partido de massas, que esta irremediavelmente atuando onde, e em todos os lugares onde os brasileiros moram e trabalham, e não somente servindo aos núcleos de interesse do Executivo, Judiciário ou legislativo, muita vezes divorciados da representação que deveriam exercer em nome do povo. È, portanto uma organização que se vincula aos movimentos sociais organizados e movimentos reivindicatórios a vida política sem, no entanto tutelá-los.
5) O PMDB pautado e limitado na sua linha programática, mas assegura a seus filiados liberdade de atuação no âmbito de suas atividades profissionais e militância junto aos movimentos de massa. Os filiados do PMDB terão (obrigatoriamente) representação nos órgãos que elaboram as políticas do partido, e, desse modo a democracia interna deverá ser garantida a qualquer custo. As políticas do partido, democraticamente decidida por votação de percentual estatisticamente representativo, ou por plebiscito direto serão livremente discutidas e quando aprovadas deverão ser praticadas por todos. Essa é uma das razões pela qual esse documento devera ser discutido nacionalmente.
6) O PMDB admite divergências entre seus membros, sempre representadas as instancias deliberativas decorrentes das discrepâncias de opinião, desde que estas não atropelem as instancias normativas e não coloquem e risco a unidade de suas estruturas permanentes nem seus princípios fundamentais.
7) O PMDB considera que o valor básico da vida social e política é a pessoa e sua civilidade relacional garantida a sua consciência. O povo é o sujeito e o fundamento e fim de todas as instituições e o verdadeiro objeto de todas as medidas econômicas, sociais e políticas. Não poderá em tempo algum ou sob qualquer justificativa, ser agente secundário, coisa ou objeto manipulável pela economia do Estado, do partido ou do processo histórico. A pessoa, cada pessoa, de qualquer condição ou estado tem direito de ser respeitada em sua dignidade na justa medida em que respeita a dignidade alheia. A prática desse princípio nesse momento histórico denominou cidadania de princípios.
8) O PMDB tem por obrigação o dever de combater a discriminação entendidas como negação de oportunidades sociais e laborais, por motivos que não sejam aqueles que impeçam a habilitação. Não haverá mais no censo nacional os termos negro, pardo, indígena, etc. Somos todos cidadãos brasileiros com direito a naturalidade. Só há o sexo masculino e feminino, uma vez que a definição é de ordem física e funcional e não diz respeito às praticas de uso do corpo ou do erotismo. Toda minoria que se julgar prejudicada social ou laboralmente por motivos que não sejam os da justa habilitação, devera encontrar no partido seu amparo e defesa, e estudos ou diligencias serão feitas para integrá-los ao desenvolvimento da comunidade nacional.
9) O PMDB é intransigente em favor da VIDA, fonte de todo direito humano e por isso é claro em posisionar-se contra a pena de morte (do apenado) e o ABORTO (do Inocente).
10) O PMDB considera que o trabalho é à base do desenvolvimento coletivo e forma de cooperação social, portanto os interesses laborais se sobrepõem aos interesses do capital. O emprego e o salário deverão ser sempre o critério privilegiado de decisão em relação aos investimentos públicos que considerará as alternativas mais eficazes para a geração de empregos que devem ser adotadas. A legislação normativa da iniciativa privada deve exigir aconselhar e orientar que a base dos empreendimentos deve estar na geração de postos laborais para permitir o desenvolvimento cooperativo de toda a sociedade. A aplicação desses princípios contribuirá para uma elevação do nível de vida de todos pela distribuição equânime das riquezas nacionais, o que não acontecerá se abrirmos de forma subservientes a exportação de nossas riqueza renováveis e não renováveis, o nosso mercado interno, o mercado de capitais, e se doarmos irresponsavelmente a possibilidade de incremento de nossos postos laborais (empregos).
11) O PMDB encara o mercado como instituição social de troca de bens e serviços em favor do homem em sociedade cooperada, instituição de grande utilidade na alocação de recursos humanos, materiais, reguladores, e meios de troca (financeiros) para o sucesso do crescimento econômico do país e fortalecimento de sua soberania. Reconhece que nas áreas em que o mercado tende a produzir efeitos negativos (riscos para a saúde coletiva, precarização das relações de trabalho, riscos ambientais e desequilíbrios regionais na esfera sociais ou de distribuição de renda, ou por insuficiência dinâmica (falta de infra-estrutura, ciência ou tecnologia) cabe ao Estado a missão de aquilatar, estimular, investir, qualificar, definir mecanismos reguladores, alocar recursos para criar o MERCADO (ambiente de trocas sociais) a serviço dos interesses nacionais e do bem estar social do povo. Para isso o Estado e seu arcabouço legal deverão ser fortes.
12) O PMDB defende as relações de trabalho conquistadas, a possibilidade de que o trabalhador se associe em cooperativas e associações, no âmbito dos negócios privados ou públicos, tornando-se sócios, de parte proporcional de todos os investimentos públicos, na forma de ações, de modo a participarem remuneradamente não só da produtividade e da melhora da qualidade dos serviços, mas também das riquezas produzidas e acumuladas.
13) O PMDB entende que as empresas públicas e privadas devem pautar suas estratégias de produção e empreendimento na maximização dos postos laborais para poder levar em conta o imediato interesse publico. Assim as grandes concentrações de capital e poder econômico devem estar sob vigilante controle do Estado.
14) O PMDB quer um Estado forte o suficiente para exercer o seu papel funcional, seja na função fiscalizadora, na sua liquidez, na sua arrecadação, na sua defesa, na imposição da justiça, na defesa da Nação, portanto precisa estar acima e liberado de pressões econômicas de grupos privados, nacionais ou estrangeiros, e estar apto para enfrentar pressões armadas de interesse exógenos aos seus planos de desenvolvimento e soberania, somente assim pode executar tarefas funcionais como saúde, educação, justiça, comunicação infra-estrutura viária, segurança interna e externa, saneamento e abastecimento de água, planos de moradia digna, e adequação no uso e produção energética. Como o Brasil tem peculiaridades regionais e profundas desigualdades o Estado haverá de promover as pesquisas e plano de desenvolvimento técnico cientifica dentro de políticas de desenvolvimento regional.
15) O PMDB defende que o Brasil precisa de algumas reformas estruturais a fim de capacitar-se a ofertar ao seu povo, garantida a sua soberania, a cada dia, condições de habilitação e dignidade, que faça a sociedade cooperada brasileira desenvolver-se com dignidade, solidariedade, liberdade de transito em solo nacional, liberdade empreendedora, democracia e patriotismo. O grande desafio da modernidade não é desenvolver o consumo, mas desenvolver o bem estar da massa da população, num ambiente saudável, com possibilidades futuras. Um país que tenha promessas para gerações futuras, e não um país que se oponha à VIDA, como se essa fosse o mal a ser combatido, regulada, estrangulada, diminuída pela miséria, pela violência, pela perda de fé no próximo. Um Brasil Otimista, e não um pessimismo, que pretende frustrar não só o desenvolvimento da sociedade brasileira, mas frustrar os planos de Deus que é o autor e sustentáculo da vida. Justiça social não pode ser escravidão de normas sufocantes e impostos paralisantes, que não voltam para os benefícios que tanto necessita o bem comum, mas que vão pagar juros de dividas e rolagens do grande capital, que tem sido o custo de sermos pouco soberanos e economicamente dependentes. Aos senhores de escravos, não interessa a liberdade de seus serviçais.Uma minuta de projeto surpreendente.
Pesquisando nos arquivos da Fundação Pedroso Horta, encontrei essa minuta de projeto, nunca publicada com o carimbo: Versão preliminar para uso interno da Fundação.
Li com atenção e descobri coisas interessantíssimas; o documento 50 páginas, das quais sintetizei alguns trechos.
Princípios básicos:
1) O PMDB tem compromisso fundamental e inarredável com a democracia presidencialista. Sua inspiração central sempre foi a luta pela redemocratização brasileira nos planos políticos, social e econômico. A democracia é o instrumento insubstituível para assegurar dignidade humana e justiça social dentro do conceito da cidadania. É importante impedir qualquer processo político que vise obscurecer a transparência democrática do voto, de sua recontagem, confirmação ou auditagem, ou a precarização das conquistas democráticas, nem deixá-las a mercê da precarização da autonomia e liberdade dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o voto não pode estar submetido a regras apenas do poder Judiciário, ou da instrumentalização das legislações eleitorais.
2) O PMDB pretende continuar sendo a expressão política de grande parte da parcela da população brasileira surpreendentemente ausente do processo produtivo e que não se beneficia dos frutos do progresso. Identifica-se primordialmente com as lutas dos interesses da grande massa dos marginalizados e excluídos do processo econômico brasileiro, sem deixar de ser o porta voz da classe media brasileira, hoje submetida a um crescente processo de proletarização, pois as políticas públicas tem buscado diminuir desigualdades sociais apenas com o concurso das classes medias sem pressionar o grande capital e as minorias ricas do Pais.
3) O PMDB continuará defendendo intransigentemente o interesse Nacional no contexto popular (não apenas o Interesse Nacional das grandes corporações) concebido como o interesse democrático do povo Brasileiro na preservação do território brasileiro na sua integralidade, na soberania do subsolo, na soberania sobre os recursos hídricos e naturais, na construção de uma política econômico financeira soberana, no fortalecimento da autonomia cultural, na elevação coletiva da capacidade de empreendedorismo comercial e produtivo com tecnologia nacional, e a defesa dos demais objetivos estratégicos de interesse da nação, submetido ao crivo democrático, que interessam sempre em primeiro lugar o país.
4) O PMDB é um partido de massas, que esta irremediavelmente atuando onde, e em todos os lugares onde os brasileiros moram e trabalham, e não somente servindo aos núcleos de interesse do Executivo, Judiciário ou legislativo, muita vezes divorciados da representação que deveriam exercer em nome do povo. È, portanto uma organização que se vincula aos movimentos sociais organizados e movimentos reivindicatórios a vida política sem, no entanto tutelá-los.
5) O PMDB pautado e limitado na sua linha programática, mas assegura a seus filiados liberdade de atuação no âmbito de suas atividades profissionais e militância junto aos movimentos de massa. Os filiados do PMDB terão (obrigatoriamente) representação nos órgãos que elaboram as políticas do partido, e, desse modo a democracia interna deverá ser garantida a qualquer custo. As políticas do partido, democraticamente decidida por votação de percentual estatisticamente representativo, ou por plebiscito direto serão livremente discutidas e quando aprovadas deverão ser praticadas por todos. Essa é uma das razões pela qual esse documento devera ser discutido nacionalmente.
6) O PMDB admite divergências entre seus membros, sempre representadas as instancias deliberativas decorrentes das discrepâncias de opinião, desde que estas não atropelem as instancias normativas e não coloquem e risco a unidade de suas estruturas permanentes nem seus princípios fundamentais.
7) O PMDB considera que o valor básico da vida social e política é a pessoa e sua civilidade relacional garantida a sua consciência. O povo é o sujeito e o fundamento e fim de todas as instituições e o verdadeiro objeto de todas as medidas econômicas, sociais e políticas. Não poderá em tempo algum ou sob qualquer justificativa, ser agente secundário, coisa ou objeto manipulável pela economia do Estado, do partido ou do processo histórico. A pessoa, cada pessoa, de qualquer condição ou estado tem direito de ser respeitada em sua dignidade na justa medida em que respeita a dignidade alheia. A prática desse princípio nesse momento histórico denominou cidadania de princípios.
8) O PMDB tem por obrigação o dever de combater a discriminação entendidas como negação de oportunidades sociais e laborais, por motivos que não sejam aqueles que impeçam a habilitação. Não haverá mais no censo nacional os termos negro, pardo, indígena, etc. Somos todos cidadãos brasileiros com direito a naturalidade. Só há o sexo masculino e feminino, uma vez que a definição é de ordem física e funcional e não diz respeito às praticas de uso do corpo ou do erotismo. Toda minoria que se julgar prejudicada social ou laboralmente por motivos que não sejam os da justa habilitação, devera encontrar no partido seu amparo e defesa, e estudos ou diligencias serão feitas para integrá-los ao desenvolvimento da comunidade nacional.
9) O PMDB é intransigente em favor da VIDA, fonte de todo direito humano e por isso é claro em posisionar-se contra a pena de morte (do apenado) e o ABORTO (do Inocente).
10) O PMDB considera que o trabalho é à base do desenvolvimento coletivo e forma de cooperação social, portanto os interesses laborais se sobrepõem aos interesses do capital. O emprego e o salário deverão ser sempre o critério privilegiado de decisão em relação aos investimentos públicos que considerará as alternativas mais eficazes para a geração de empregos que devem ser adotadas. A legislação normativa da iniciativa privada deve exigir aconselhar e orientar que a base dos empreendimentos deve estar na geração de postos laborais para permitir o desenvolvimento cooperativo de toda a sociedade. A aplicação desses princípios contribuirá para uma elevação do nível de vida de todos pela distribuição equânime das riquezas nacionais, o que não acontecerá se abrirmos de forma subservientes a exportação de nossas riqueza renováveis e não renováveis, o nosso mercado interno, o mercado de capitais, e se doarmos irresponsavelmente a possibilidade de incremento de nossos postos laborais (empregos).
11) O PMDB encara o mercado como instituição social de troca de bens e serviços em favor do homem em sociedade cooperada, instituição de grande utilidade na alocação de recursos humanos, materiais, reguladores, e meios de troca (financeiros) para o sucesso do crescimento econômico do país e fortalecimento de sua soberania. Reconhece que nas áreas em que o mercado tende a produzir efeitos negativos (riscos para a saúde coletiva, precarização das relações de trabalho, riscos ambientais e desequilíbrios regionais na esfera sociais ou de distribuição de renda, ou por insuficiência dinâmica (falta de infra-estrutura, ciência ou tecnologia) cabe ao Estado a missão de aquilatar, estimular, investir, qualificar, definir mecanismos reguladores, alocar recursos para criar o MERCADO (ambiente de trocas sociais) a serviço dos interesses nacionais e do bem estar social do povo. Para isso o Estado e seu arcabouço legal deverão ser fortes.
12) O PMDB defende as relações de trabalho conquistadas, a possibilidade de que o trabalhador se associe em cooperativas e associações, no âmbito dos negócios privados ou públicos, tornando-se sócios, de parte proporcional de todos os investimentos públicos, na forma de ações, de modo a participarem remuneradamente não só da produtividade e da melhora da qualidade dos serviços, mas também das riquezas produzidas e acumuladas.
13) O PMDB entende que as empresas públicas e privadas devem pautar suas estratégias de produção e empreendimento na maximização dos postos laborais para poder levar em conta o imediato interesse publico. Assim as grandes concentrações de capital e poder econômico devem estar sob vigilante controle do Estado.
14) O PMDB quer um Estado forte o suficiente para exercer o seu papel funcional, seja na função fiscalizadora, na sua liquidez, na sua arrecadação, na sua defesa, na imposição da justiça, na defesa da Nação, portanto precisa estar acima e liberado de pressões econômicas de grupos privados, nacionais ou estrangeiros, e estar apto para enfrentar pressões armadas de interesse exógenos aos seus planos de desenvolvimento e soberania, somente assim pode executar tarefas funcionais como saúde, educação, justiça, comunicação infra-estrutura viária, segurança interna e externa, saneamento e abastecimento de água, planos de moradia digna, e adequação no uso e produção energética. Como o Brasil tem peculiaridades regionais e profundas desigualdades o Estado haverá de promover as pesquisas e plano de desenvolvimento técnico cientifica dentro de políticas de desenvolvimento regional.
15) O PMDB defende que o Brasil precisa de algumas reformas estruturais a fim de capacitar-se a ofertar ao seu povo, garantida a sua soberania, a cada dia, condições de habilitação e dignidade, que faça a sociedade cooperada brasileira desenvolver-se com dignidade, solidariedade, liberdade de transito em solo nacional, liberdade empreendedora, democracia e patriotismo. O grande desafio da modernidade não é desenvolver o consumo, mas desenvolver o bem estar da massa da população, num ambiente saudável, com possibilidades futuras. Um país que tenha promessas para gerações futuras, e não um país que se oponha à VIDA, como se essa fosse o mal a ser combatido, regulada, estrangulada, diminuída pela miséria, pela violência, pela perda de fé no próximo. Um Brasil Otimista, e não um pessimismo, que pretende frustrar não só o desenvolvimento da sociedade brasileira, mas frustrar os planos de Deus que é o autor e sustentáculo da vida. Justiça social não pode ser escravidão de normas sufocantes e impostos paralisantes, que não voltam para os benefícios que tanto necessita o bem comum, mas que vão pagar juros de dividas e rolagens do grande capital, que tem sido o custo de sermos pouco soberanos e economicamente dependentes. Aos senhores de escravos, não interessa a liberdade de seus serviçais.

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

sábado, 20 de março de 2010

O AMOR DEFICIENTE.

O Amor deficiente.
Eu te convido a responder em seu íntimo algumas perguntas bem simples. Pode uma mulher amar um homem deficiente físico? Ou mental? Um deficiente auditivo ou visual? Um homem pobre (deficiente do consumo)? Ou um homem feio (deficiente da beleza)? Então porque uma mulher não amaria um deficiente sexual (impotente)?
Finalmente eu te pergunto, pode um homem amar uma mulher deficiente do amor?
Sim porque há deficientes no amor.
Cada dia que passa há mais deficientes no amor.




Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Prevendo o Futuro.

O futuro pertence a Deus

Conheça os blogs do grupo G23 de Outubro




Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Prevendo o futuro;

O futuro pertence a Deus

Conheça os blogs do grupo G23 de Outubro









Wallacereq@gmail.com

quarta-feira, 17 de março de 2010

Impressionante!!!

Você assistiu a última Escolinha de Governo? Notou o que eu notei? Como é impressionante o desempenho das Secretárias de Estado ,mulheres, no Governo Requião. Fluentes, lineares, didáticas, emocionais, inteligentes, claras, formais, doces e suaves. Você prestou atenção?

Trinta minutos falando ordenadamente sem perder a linha. Racionais do começo ao fim. Não agressivas, lógicas sem perder a formalidade e a seriedade. Não é fácil. É preciso ter tutano. Cérebro, alma.

Secretária do Planejamento, da Educação, da Criança e do Adolescente, da Ciência e Tecnologia essa mulheres fazem a diferença no atual governo. Uma especial deferência à Angelina, professora especialista, um pouquinho nervosa transmitiu emoção pura, responsabilidade e paixão pelo trabalho que executa. Veracidade eu diria.

É de tirar o chapeu.

Puxa , eu adoro as mulheres.... mas voto no Requião para Presidente.


Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Requião é fenômeno no Twitter

Requião é fenômeno no twitter
A técnica do “joelhaço” – como utilizada nos pacientes do personagem criado por Luis Fernando Veríssimo, o Analista de Bagé - adotada pelo governador Roberto Requião em seu twitter demonstra ter sido a mais acertada segundo o site Twitterank.

Requião é o primeiro entre os governadores.


Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Os 15 trabalhos de Hércules.


Hércules Macedo de Souza é uma dos mais antigos militantes do PMDB em Curitiba. A idade já lhe enfraqueceu os músculos, mas não a fibra peemedebista. Vitorioso em muitas campanhas, eu o encontrei na Sociedade Hípica do Paraná, orgulhoso de sua vitoriosa bandeira. Eu o entrevistei: E ai velho guerreiro, qual é a luta? Pessuti para o governo do estado e Requião para.... Presidência da República. Então perguntei: e qual a chance? Ele respondeu: estamos no páreo.

Esses serão o décimo quarto e o décimo quinto trabalhos de Hércules, brincou.

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Não há mesmo jeito!!!
















Não há mesmo jeito.










Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

domingo, 14 de março de 2010

Despedida ou acolhida?

O que você vai ver nestas quatro fotos, dão uma pálida idéia do que foi a festa de aniversário de Requião em Curitiba. Festa por adesão, convites comprados. Quatro dos grandes salões do maior restaurante do Mundo ( seis mil lugares sentados) estavam ocupados por amigos de Requião. Para um governador que se despede de seu terceiro mandato, nada mal. Poderíamos supor algum desgaste, ou mesmo um abalo de prestígio vítima da serrada midia de demolição que todo o país acompanha. Mas o Governador Roberto Requião de Mello e Silva nos dá a impressão que não se despede da vida publica, mas por acolhida popular, parece vocacionado para mais uma nova etapa de sua vida como homem público. Num jantar de despedida ou acolhida ( depende do ponto de vista) 300 ( trezentas) das 399 prefeituras do estado se faziam representar. Eu estava lá... ocupado com tanta mulher bonita.

Elas não aparecem em grande número nas fotos? É que estavam conversando comigo!

Bom presságio para Orlando Pessutti.


Carlos Morais com dor de cabeça, é muito trabalho,... pensava.










Os meninos da presidência do Partido... sorriem. Sucesso total,... de dar dor de cabeça.
Quer saber mais? Wallacereq@gmail.com.
Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

O Jogo Flutuante.

O Jogo navega livre e solto.
A legislação brasileira proíbe o jogo. Mas eu conversava com uma amiga octogenária, dessas que ao fim da vida esta nadando em dinheiro por ter vendido um imóvel caro no centro de uma das mais importantes cidades do estado e ela me contou: “Sabe fiz um cruzeiro marítimo”. Curioso, perguntei detalhes. Trata-se de um cruzeiro feito por navios italianos percorrendo a costa brasileira. Três mil e setecentos passageiros e mais de mil tripulantes. O foco central o jogo. São cassinos flutuantes em águas brasileiras sugando as reservas da nossa burguesia. Mais um tipo de sangria que o governo faz vistas grossas. ( mais um dos motivos velados para se diminuir a faixa de águas territoriais brasileiras).
Minha amiga contou que há no interior do navio uma casa de cambio, e tudo corre em dólares. Ela, imaginem, ganhou dois mil dólares na roleta, e gastou oito mil dólares, entre custos e o que perdeu. Achou divertido, renovador, excitante.
Minha amiga provavelmente negou, mês passado um aumento de salário de 60 Reais mensais para sua governanta, mas isso não é da minha conta. Na verdade não sei se isso é verdade, mas uso apenas para mostrar a distância que há entre as necessidades dos pobres que cuidam dos ricos, e dos ricos e suas paixões.
Vamos dizer que cada passageiro gaste no cruzeiro uma media de três mil dólares, ora, isso vezes o número de passageiros dará 3000X 3700 =11.100.000 uma mixaria de onze milhões e cem mil dólares em uma viagem curta de uns poucos dias. Quantas vezes por ano, eu me pergunto. É óbvio que esse cassino flutuante sangra da economia brasileira mais, muito mais que esses onze milhões de dólares por viagem.
Então eu me pergunto: O nosso Brasil parece ser mesmo destinado a todo o tipo de exploração.
Ai, eu ouço de pessoas que se acham cultas: Mas meu amigo, se não vierem os investimentos estrangeiros para o país... Nós passaremos fome.
E não vêem que não entra dólar nesse país que não lucre pelo menos quatro vezes mais. No entanto entra papel, sim papel colhido no seio da própria sociedade brasileira, que transformado em dólares, retorna ( porque esses dólares não vão cair na malha fiscal de países organizados, então voltam como investimentos, cheios de isenções federais ) e que compram a preço vil, riquezas não renováveis e bens insubstituíveis em prejuízo de nossa sociedade.
E o Brasileiro Rico diz: Não podemos viver sem eles.
Wallacereq@gmail.com



Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

quarta-feira, 10 de março de 2010

As fronteiras de Israel e a paz no mundo.

As fronteiras da Promessa e a paz no mundo.
Todo o mundo já se preocupa com as lutas palestinas. Sobre modo as questões de ocupação e fronteiras.
Toda a argumentação de Israel é calcada em uma promessa feita a Abraão. Questão religiosa.
Abra um Mapa do Mundo e veja onde estão posicionados o Nilo e o Eufrates, os grandes rios da antiguidade.
Fez isso?
Então podemos continuar. Em Gênesis 15, 18 leremos o seguinte: “Naquele dia Deus fez aliança com Abraão: Eu dou, disse ele, esta terra aos seus descendentes desde a torrente do Egito ate o grande rio Eufrates”.
Em princípio, se traçarmos uma linha paralela ao tropico de câncer, do Nilo ao Eufrates, o território descrito, vem desde o Egito, passa pela península do Sinai, Gaza, Jordânia, norte dos Emirados Árabes, Iraque e Kuwait. Mas esses são os limites Leste/ Oeste. Mas os do Norte /Sul? Onde começam e onde acabam? De um mar do Norte, aos mares do Sul?
Ora, o Nilo é um rio calmo, e suas torrentes, começam nas cachoeiras do Nilo, já nos interiores da África. O Nilo tem quatro grandes torrentes, corredeiras, ou cataratas. A qual delas se refere às escrituras? Provavelmente se refere à catarata Victoria nas proximidades das minas do Rei Salomão, ou àquela outra próxima da Eritréia. Não sei como pensavam os antigos.
Ora, estamos falando de uma terra que se estende de Sul a Norte desde os interiores da África até o Mar Negro. Algo muito maior do que o pequeno território de Israel criado em 1948. Ou seja, a pretensão real dos judeus, é muito maior do que seu pequenino Estado de Israel. Muros de cimento não escondem as intenções de expansão.
Impossibilitados da conquista de todo o território da Promessa Bíblica, anteviram a necessidade de se criar um domínio mundial, político, financeiro e globalizado, um governo único, para enfim, determinar sem resistência os limites e o domínio de Israel. Duro, no entanto, será, uma vez conquistado o poder no planeta, sujeitar o povo à soberania de apenas um pequeno território que vai, para alguns, da Etiópia, Eritréia, Somália, Egito ao Eufrates. Passando por Gaza, Líbano, parte da Siria, Turquia e Armênia, Irã, Iraque, Kuwait e como não há limites ao sul, quiçá, possamos dizer: até a Arábia Saudita e o Iêmen. E ao norte a Armenia e Turquia . E isso cheira a enxofre, a luta armada. Uma resistência e um conflito que levará a uma guerra mundial.
Espertos, pretendem o domínio financeiro e militar do mundo, para garantir a pretensão de supremacia da política mundial.
Existe outro critério, o das tribos ou povos citados, mas este critério esbarra no povo Heteu e sua natureza indo ariana. Então não vamos desenvolver aqui o tema.

Não quero gerar polemica religiosa, apenas realçar que as escrituras determinam, na verdade, territórios muito mais amplos que o ESTADO DE ISRAEL, e isso nos mostra, dado aos fatos políticos e militares no territorial israelita, uma, futura e incurável, rejeição da Paz.

Para quem criou e defende uma economia e uma ideologia sem fronteiras, poderiam dar o exemplo, derrubando os seus muros de concreto, e declarando Israel território da humanidade, território sem fronteiras, não mais gerido pelos israelitas que viveram sem pátria por tantos anos, e diga-se a verdade, criado o seu Estado para lá não voltaram, mas pela ONU por eles mesmos criada, afinal, não querem eles, que todo o mundo se submeta a um governo Mundial? Dêem o exemplo.

Antes da criação de Israel, judeus pretenderam construir Israel em diversos locais do mundo. Leiam sobre o Barão Maurice Von Hirsh e o Estado de Israel em Entre Rios na Argentina. Depois pesquisem outras tentativas do gênero.

Para a reflexão e estudo de todos.
Wallacereq@gmail.com.



Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

sábado, 6 de março de 2010

Destinos desiguais.

O amor e as ondas não têm
Os seus destinos iguais.
Ondas que vão ;logo vêm,
amor que vai - não vem mais.

AMS.

Mas e se Deus é amor?

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

sexta-feira, 5 de março de 2010

Se beber não vôe

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

O exelente piloto faz show aéreo passando-se por bebado!

quarta-feira, 3 de março de 2010

A ventania das paixões humanas.

A ventania. (Vamos supor).

Vamos supor que a terra seja mulher. A humanidade inteira seria como os fios de seus cabelos, ajeitados, arrumados, ordenados em sociedade. Mas vamos supor que existisse um vento colorido. Ondas em movimento no ar. O rosa, por exemplo, caracterizava a onda, a ventania da sensualidade. O vermelho da ira. O amarelo da cobiça e assim vai. Ventanias fortíssimas!
A Terra, essa senhora zelosa de sua natureza, constantemente seria atacada por essas ventanias fortíssimas, que lhe desalinhavam os cabelos colocando a sociedade universal em crise, em revolução, em desalinho.
Então essa senhora tomou uma fina rede, quase invisível, e colocou sobre seus cabelos. As redes de cabelo, já não se usam, dizem alguns, mas é essa rede tênue, milenar, que tem mantido a sociedade humana ordenada, embora sujeita às ventanias fortíssimas.
Não usasse essa rede, a Terra já teria perdido os seus cabelos, tamanha a força dos vendavais.
A rede a que me refiro chama-se Igreja.
Ela cobre com suavidade quase imperceptível a sociedade humana nos cinco continentes e a mantém coesa em valores básicos e fundamentais, valores estruturantes que permitem a velha, e boa senhora, manter-se charmosa num aspecto aceitável e a humanidade em estado ótimo de civilidade. De ordem moral. De coesão de principios. Não fosse isso e a nossa terra teria a figura de uma Medusa com suas cobras famintas fazendo às vezes de cabelos bravios e revoltos mordendo-se umas as outras dentro das cinzas quentes das explosões das armas.
Vamos supor que; seja isso que estará acontecendo. Os cabelos em revolução querem escapar da rede da Igreja e entregarem-se ao vendaval das paixões.
Sinto o cheiro do enxofre no ar. Sinto o chão tremer. Sinto a erupção da fúria. Sinto o despertar de uma bruxa. A velha e silenciosa senhora se agita para livra-se da rebeldia de seus cabelos.
Wallacereq@gmail.com



Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Atenção brasileiros!

Nesse Blog ja postamos 485 textos. Navegue no blog há muita coisa para lêr. Não seja um leitor de orelha de livro, aprofunde a sua leitura.

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Atenção brasileiros!

Esse Blog já postou 523 textos. Há muita coisa para ler. Navegue no Blog, ou você é um daqueles que só lê a primeira página de um livro?


Wallacereq@gmail.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

Erros de Grafia.

Escreveu alguém: o que há... por quê tantos erros de grafia. Você não sabe diferenciar Mal de mau ? Respondo: sei sim, um é escrito com L e o outro com U. UUUUUUUUUUUUUUUUU, viu!
É assim, seu perfeito, é errando que se aprende a viver.

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

A Mãe do Rocio de Paranaguá.

A Mãe do Rocio foi rebaixada.
Um dos capítulos mais fascinantes da teologia é a encarnação do VERBO. Imaginem um elefante voluntariamente se transformando em uma pulga. Um rei voluntariamente tornar-se um mendigo. Um grande Boabá, voluntariamente ser tornado uma gramínea. Então imagine o que é Deus se fazendo homem. É muita humildade.
Por vezes eu penso na humildade e paciência das mães, que se humilham para suportar as misérias e defeitos de seus filhos.
Já há pouco mais de quatro anos, o padre redentorista Luiz Rangel, peregrina o Paraná para divulgar Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. A pequenina imagem, vestida em manto branco enfeitado por pérolas e conchas do mar, devoção iniciada dos anos 1600 (século XV) em Paranaguá.
No último sábado, veio ela ao ombro de quatro mulheres, que em procissão pública, a trouxeram da Paróquia Bom Jesus ate a Paróquia Santo Estanislau. Foi recebida com honras de rainha. Aplausos e som de solo de “piston”, fazendo às vezes dos tradicionais clarins. Noviças e postulantes da Congregação da Sagrada Família a receberam com devoção filial. Muitas choraram.
48 horas ficou na paróquia sob custódia para o conhecimento e devoção dos fieis amantes da Mãe de Deus. Porém, ao findar o domingo, soube-se que a Igreja das Mercês, não havia se preparado para recebê-la. Logo a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês (Favores) havia negligenciado a visita de sua padroeira sob a invocação de Mãe do Rocio. Não interessa os motivos, se justificáveis ou não, Maria foi rejeitada como quando andou em busca de uma estalagem para receber o Menino Jesus. Que desatenção.
Maria então se amiudou e humilhou-se, e sem rancor, em vez de sair elevada aos ombros, foi carregada como se carrega um caixão fúnebre, e sem alarde, sem pompa, embarcou quase solitária em um banco de trás de um automóvel, para em silêncio, sem bater a poeira de seus pés, voltar para a casa provincial dos redentoristas de onde houvera saído em sua ação missionária. Seus filhos não lhe deram atenção.
Pensei eu, que fui um dos responsáveis pela sua humilhação, carregado-a “rebaixada”, - como as mães são obrigadas a diversas humilhações de seus próprios filhos, para com paciência conduzi-los há dias melhores e mais cheios de amor e gratidão.
A Mãe do Rocio, a protetora do Paraná, voltou então, pacientemente para casa. Rebaixou-se para ser elevada. Amiudou-se para que Deus Filho, seu filho amado, fosse mais uma vez glorificado na paciência e silêncio de sua mãe.


Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

E agora José?

Santo de Casa não faz milagre. (será?)

Diz a Bíblia que o profeta só não é recebido em sua própria casa. A frase é verdadeira e se repetiu em toda a história. No Paraná enquanto jornalistas mercenários tentam demolir ao Governador Requião, o PMDB do Brasil se agita, em vias de fortalecer a massa peemedebista para tomar posição diante de uma elite que tomou o PMDB de assalto.
Lula não é bobo. Não é mal informado. E sabe que o PMDB só lhe será útil se tiver o apoio das bases populares, e da militância.
Haverá então de estar observando o fenômeno PMDB com atenção. Ora se o PMDB reage em oposição a sua Presidência (sempre votada sem o uso da democracia interna), Lula deve pensar: O apoio do comando do Nacional do PMDB não redundará em voto das bases, pois eles não têm voto nas bases do partido.
Ora, Dilma cresce junto à opinião publica e isso reafirma a liderança do PT. Então ele conclui, para que dividir, com meia dúzia de pessoas do PMDB o governo, se já não precisamos deles eleitoralmente, ( ou seja, eles não acrescem voto, mas, o PMDB das bases pode se tornar perigoso na oposição) e caso fizéssemos essa aliança, ela não significa voto, pois o PMDB em suas bases não apóia a convenção mercenária que reconduziu a presidência. Isso tira o PMDB do foco presidencial.
Então a cúpula partidária perde sua força de barganha. E as bases do partido podem sim, como única alternativa democrática, escolher pela candidatura própria, onde, entre os poucos nomes possíveis, estará o de Roberto Requião governador do Paraná.
Com ou sem chances, o PMDB, prudentemente rejeitado por Lula, pode apresentar chapa para concorrer à presidência da Republica com mínimas chances, é verdade, mas por outro lado, liberto dos Meireles da Vida e seu Programa de governo em favor das Instituições Financeiras.
Então Lula pensa duas vias: vou manter o Michel Temer, para anular por completo o PMDB. Ai o PMDB, debanda das expectativas de qualquer apoio ao LULA, e tende para propostas mais inovadoras como a de Marina Silva, ou outra, que difira do retorno das lideranças derrotadas pelo PT e Lula, e que hoje formam as fileiras do PSDB, e da Cúpula do PMDB. E isso é um risco para a eleição de Dilma, principalmente se o PMDB se tornar oposição à Dilma. A segunda via, no entanto, pode libertar o PMDB para que se organize democraticamente.
Melhor será estadista Lula, fechar a porta para esse PMDB de elite, sem voto popular, e deixar que o PMDB se organize (não propriamente contra o PT lhe fazendo oposição, mas concorrendo com lealdade e disputando a presidência da Republica) numa quarta via democrática, para o bem do Brasil.
A segunda opção é democrática. A primeira, aquela da manutenção do poder pelo poder com a anulação das oposições, macula para sempre sua imagem de “metalúrgico lutador” pela liberdade democrática brasileira.
Bem presidente é o que eu tinha a lhe dizer. Não sou ingênuo. É melhor o PT numa aliança com a militância do PMDB, do que perder a eleição vítima da guerrilha e do rancor do nosso PMDB das bases. O senhor sabe que mais importante que uma aliança vazia, é evitar a organização de inimigos: rancorosos, competentes e numerosos. Ou sua confiança esta na urna eletrônica?
Wallacereq@gmail.com, futuro senador da Republica Brasileira.
Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente

Isto terá solução?

Observem pelos cobertores novos que três dos quatro mostrados aqui, passaram por algum tipo de instituição "assistêncial".











Eu não posso, em sã consciência, chamar a policia a cada manhã.
Presumo que ela tenha coisas mais "importantes" a fazer.

Tendo em vista o que ouvi no debate sobre as políticas carcerárias, o crime de vadiagem será descriminalizado ( ou seja, deixará de ser crime, como outros crimes chamados menores). Ora, os crimes maiores têm um histórico de crimes menores, têm antecedentes, e é jutamente por não se combater os menores que temos tantos crimes bárbaros, maiores. A árvore da violência cresce como todos os outros comportamentos sociais. Foi a omissão da lei e sua aplicação que desenvolveu o "apodrecimentos" dos valores que mantém coeso o tecido social. Agora fala-se em relaxar ainda mais os pequenos crimes, dada a superlotação carcerária ( no Paraná 14.000 em cadeias PUBLICAS, e 14 mil em Presídios, mais 4000 com mandados de prisão). No Brasil são meio milhões de apenados. Coloquem-nos na rua, sem valores e sem trabalho, e haveremos de colher frutos amargos. ( oitenta por cento de reincidência).
Mas o problema esta nas ruas, drogas, desemprego, abandono e ainda por cima a mídia desmoralizando as autoridades públicas e relativizando os valores morais. A juventude não tem modelos, segue apenas o desejo da riqueza a qualquer custo e o cio do consumo, que quando não é alcançado ( em todas as classes sociais) é substituido pelo sonho pelas drogas. Assim vemos um "doutor", defendendo a descriminalização das drogas ilícitas para não combater as licitas.

Parece que todos esqueceram que o homem é o policial de si mesmo. Que dentro de si introjecta valores de auto controle. Quando vemos jovens deitados nas ruas como cães, ou estudantes fumando maconha e queimando drogas mortais nas portas das escolas, já não podemos confiar no auto controle desse jovens, são sujeitos da marginalidade, semente de infrações penais mais graves, quer a autoridade queira ou não.

O mal não tem origem social, tem origem espiritual. Numa sociedade que nega isso, o mal se instala como peçonha, e aos poucos, o que era bem torna-se mal, e o que era mal agora é o bem. Pois em quelquer sociedade o " Dominante" dita as regras do jogo.

Gasta-se milhões no fantasma da Dengue, ou da Gripe A,( porque são mortais) e não vemos nada para socorrer jovens vitimas do Cracke (que é mortal para a sociedade e que mata milhares de jovens por ano). Amanhã, dado ao grande número de viciados nas ruas, seremos vítimas passivas do vicio, seremos fumadores passivos do Cracke.
Vivemos uma caso de calamidade pública dos valores. Este o grande crime da sociedade laica, a destruição das bases morais dos jovens, destruição dolosa, premeditada e apoiada no discurso que da crise dos valores morais nascerá uma Nova ERA.

Vivemos um período de urgência social. Mas como os homens do poder se isolam em seus castelos, tardam em dar soluções para o que acontece nas ruas. Quiçá eles apreendessem com o CONCLAVE católico. O termo diz respeito a reunião fechada a chave para tomada de grandes decisões. Assim fechados as autoridades eclesiais iam sendo privados de água e comida, para que premidos pelas necessidades tomassem decisão mais rapidamente.
Quiçá seja isso que falte a nossos pensadores, um pouco de fome e sede.
Concordem ou não, aqui registro a minha opinião.

Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)
Conheça o G23 Presidente